segunda-feira, maio 19

E vão 40 para Loeb

E o record de Loeb e Elena não pára de aumentar. Desta vez somaram mais um triunfo no Rally da Sardenha – Itália, aumentando assim para quatro dezenas de vitórias WRC.
A vitória de Sebastien Loeb ficou deliniada na primeira etapa, quando soube aproveitar alguns deslizes dos principais adversários, nomeadamente dos pilotos da Ford, para somar preciosos segundos e dosear andamentos. Mas esqueçam as facilidades de provas anteriores, pois teve que defender nos últimos troços do rali, pois viu os Ford aproximarem-se perigosamente, acabando apenas com 10,5 segundos de vantagem.

Mikko Hirvonen saiu prejudicado no primeiro dia por abrir os troços. Queixando-se dos pisos escorregadios da ilha italiana, o finlandês conseguiu manter a viatura na estrada, sem perder muito tempo. Atacou no segundo dia, mas foi surpreendido por Jari-Matti Latvala, acabando empatado a etapa. No terceiro dia conseguiu distanciar do seu colega, e foi ao encalce de Loeb. Apesar de ao ter conseguido a vitória, continua na liderança do mundial.
Jari-Matti Latvala, começou o rali ao ataque, mas um pião, seguido de um toque que danificou o Ford Focus, e um furo fizeram-no cair na classificação. Protagonizou uma excelente recuperação no dia2, acabando empatado com Hirvonen na 2ª posição, depois de vencer todas as especiais. Mas não conseguiu repetir a façanha no último dia: um toque numa barreira fê-lo perder algum tempo e baixar o ritmo, contentando-se com a terceira posição. Sendo uma das figuras da prova, falta consistência a Latvala, pois o ímpeto agressivo e rápido com que ataca as provas especiais dão bons resultados, mas aumentam a probabilidade de erros, que levam a despistes, furos e por vezes ao abandono.

Jogando em casa, Gigi Galli quis mostrar serviço. Começou o shakedown ao ataque, e fez o mesmo na prova… até furar. Perdendo algum tempo, deixou ficou longe dos lugares do pódio, mas foi gradualmente subindo na classificação até finalizar numa merecida quarta posição.
Dani Sordo foi surpreendente no dia 1, quando conseguiu acompanhar Sebastien Loeb, acabando o dia com uma “dobradinha” nas tabela classificativa. Depois, o espanhol não conseguiu aguentar o ritmo, nem os adversários. Queixando-se de problemas de suspensão, caiu na classificação, acabando na quinta posição. Continua a manifestar insuficiência em pisos de terra, pelo menos em relação a Loeb e aos finlandeses da Ford.
Chris Atkinson acabou o rali na sexta posição, queixando-se muito da falta de tracção do Subaru Impreza. Mesmo assim somou importantes pontos que o permitem colocar na 3ª posição do campeonato. Já seu colega Petter Solberg conseguiu finalizar o primeiro dia na 3ª posição, mas foi perdeu muitos lugares na classificação no dia 2, devido a problemas no Subaru e a um furo.
Henning Solberg (Ford) e Urmo Aava (Citroën) fecharam o lote de concorrentes em lugares pontuáveis.
Supresa aconteceu no mundial junior com Michal Kosciusko, em Suzuki Ignis S1600, a alcançar a sua primeira vitória. Sem retirar mérito ao concorrente polaco, foi altamente beneficiado pelos problemas e abandonos dos principais adversários: Martin Prokop e Sebastien Oigier. Na segunda posição ficou Alessandro Bettega, e no terceiro lugar Aaron Burkhart.

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