Muito poucos acreditariam após o abandono na 13ª especial que Bernardo Sousa ainda chegaria ao fim-da-prova nos lugares pontuáveis da Produção. Pois foi o que aconteceu. Essa regra “maravilhosa” que é o Super Rally veio em “socorro” de muitos concorrentes azarados durante as dificeís especiais argentinas. No caso de Bernardo Sousa, que não disputou 6 especiais, portanto totalizando 30 minutos de penalização, chegou ao último dia na 10ª especial, mas os abandonos de Patrik Sandell (Peugeot) e Nasser Al-Attiyah (Subaru) permitiram mais um 8º lugar, somando o segundo ponto do PWRC – 17º classificado geral.
Atenção não digo que foi milagroso, nem tanto que foi só "fruto da sorte" ou imerecido, muito pelo contrário. Bernardo Sousa e Carlos Magalhães entraram na prova com um ritmo cauteloso, mas foram substancialmente consolidando um lugar entre os primeiros do PWRC. Mas o melhor estava reservado para o a segunda secção do primeiro dia. Na 6ª especial do rali – Capilla de Monte-San Marcos2, o madeirense logrou obter a sua primeira vitória numa especial do PWRC superiorizando-se à restante comitiva. Na especial seguinte somou mais uma segunda posição, que no final do dia traduziu numa 6ª posição entre o PWRC. Foi deveras surpreendente (ou talvez não) a prestação do português, que à semelhança do seu colega de equipa.. voou.
Mas a segunda etapa foi “madastra” ao português. Depois de perderem muito tempo após uma passagem num riacho, as coisas complicaram-se na especial nº. 13 devido à quebra da caixa de velocidades do Mitsubishi Lancer EVO IX. A desistência foi inevitável, e estava definitivamente arredado da luta pelas posições cimeiras.
Mas os azares também tocaram aos principais adversários, e à entrada para o último dia de prova encontrava-se na 10ª posição (a quase 38 minutos) de Aigner. Como já referi os abandonos de Sandell e Al-Attiyah permitiram somar mais um ponto, curiosamente deixando atrás de si Simone Campedelli (novamente), e outros 9 concorrentes do PWRC. Se os 30 minutos desaparecessem, Bernardo Sousa podia aspirar ao 6º lugar, mas como os “se’s” de nada valem, esperemos que na Grécia continue a sua brilhante caminhada.
Quanto à classificação do PWRC: Aigner (Mitsubishi) venceu categoricamente, superiorizando-se por mais de um minuto a Sebastian Beltran (Mitsubishi), ficando na terceira posição o sueco Jari Ketomaa (Subaru) que ascendeu à liderança do Agrupamento.
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