quarta-feira, março 26

Escort RS 1700T (1980-1983)

Em 1980, com o lançamento do Escort MK III, a Ford planeou produzir um Escort de tracção traseira com o intuito de substituir o RS MK II de rali – o RS 1700T, com a perspectiva de disputar o mundial de 1983. No entanto, o desenvolvimento da viatura foi marcado por vários problemas que culminaram com o cancelamento do projecto.

Foi na Ford Alemanha que iniciou o desenvolvimento do MK III com o intuito de correr em circuitos, nascendo o RS 1600i. Peter Ashcroft anunciou a decisão de efectuar um programa limitado de ralis com um RS 1600i de Grupo A, com as viaturas entregues a Malcolm Wilson, e posteriormente a Louise Aitken. No entanto devido aos compromissos com a “casa-mãe” em Boheram no desenvolvimento do RS 1700T, o programa foi passado para a MCD of Widnes (mais tarde conhecida como R.E.D. – Rally Engineering Developments), que preparara Ari Vatanen em 1982. A RED entregou o seu primeiro veículo na véspera de Natal de 1982, e o segundo ficou pronto antes da primeira prova do campeonato Britânico – Rally Mintex, a 25 de Fevereiro.

O Ford Escort RS 1700T foi desenvolvido durante dois anos. Os planos para esta viatura passavam por substituir com sucesso o seu antecessor – o mítico Ford Escort RS 1800. O RS 1700T foi o primeiro Grupo B preparado pela Ford.

Foi o primeiro turbo da Ford, com as seguintes especificações:Tracção traseira com motor BDT longitudinal, de 1778 cc, com 200 cv na versão de estrada e 350 na versão de competição; bloco em alumínio, desenvolvido pela Ford e Cosworth; suspensão independente; 210 km/h de velocidade máxima.

O projecto foi cancelado quando Stewart Turner assumiu o controlo da Ford Motorsport (pela segunda vez). A viatura apresentava problemas de fiabilidade e competitividade, e comparativamente aos principais rivais obsoleta. O abandono do RS 1700T promoveu o aparecimento de um dos mais espectaculares e míticos carros da Ford, o RS 200, numa aposta num projecto de raiz com tracção total.

Apenas foram feitas 18 unidades do RS1700T. A maioria desapareceu devido a acidente, mas ainda existem alguns exemplares.

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande Post! Parabéns e obrigado pois fiquei a conhecer a história de um modelo que praticamente desconhecia!

José António disse...

Muito bom! Uma pérola...