O Campeonato da Madeira de Ralis tem o arranque marcado para este fim-de-semana, com a disputa de mais uma edição do Rali da Camacha. Acompanhando a tendência nacional, a lista de inscritos regional sofreu um decréscimo acentuado em relação às últimas temporadas. Apenas 27 concorrentes inscreveram-se na primeira prova do regional, diminuindo a quantidade mas mantendo a qualidade competitiva a que o regional nos habituou.
O grande destaque vai para a luta entre os S2000, de Vitor Sá e Alexandre Camacho. O campeão madeirense parte em vantagem, pois já havia usado um S2000 na temporada passada, mas mudou de marca. Vitor Sá optou pelo Peugeot 207 S2000, mantendo a assistência da Barroso Sport, e contando com as notas do regressado Ornelas Camacho. Por outro lado, Alexandre Camacho conseguiu os patrocínios suficientes para tripular um Peugeot 207 S2000, contando desta vez com a navegação de Pedro Calado.
Será o reatar da luta de 2006, quando ambos tinham os S1600 competitivos (Renault e Peugeot) e muitos relataram ser o final do dominío Sá. Desta feita os argumentos são muito equitativos – viatura semelhantes, duas estruturas competentes (Peugeot Sport e Barroso Sport), dois pilotos rápidos e com conhecimento de terreno, sendo que o factor desiquilibrante reside na disponibilidade financeira.
A passagem de Alexandre Camacho para um S2000 deixou a classe S1600 mais pobre, mas não menos competitiva. O favoritismo recaiu sobre Filipe Freitas com o Renault Clio S1600, que enquanto espera pela oportunidade de um S2000 mantém a aposta na classe A6. Por outro lado, os irmãos Nunes (António e Miguel, ambos em Peugeot 206) entram motivados na nova temporada depois do pódio alcançado no Rali do Faial. As estreias ficam reservadas para José Carlos Magalhães com um Fiat Punto S1600, e para Miguel Ferreira que adquiriu o Peugeot 206 S1600 ex-Alexandre Camacho.
A passagem das viaturas S2000 para o agrupamento de Turismo, deixa a porta aberta aos Grupo N convencionais para um campeonato competitivo. Isto apesar de João Magalhães ter conquistado o título de 2007 com Mitsubishi EVO IX, e ser dos principais candidatos a revalidá-lo. Como rivais terá os decanos da classe - os "Rui's". Rui Fernandes mantém a aposta no Mitsubishi, enquanto que Rui Pinto depois de um ano menos conseguido resolveu deixar de parte o Subaru Impreza, e adquirir o Mitsubishi Lancer EVO IX à Top Run, utilizado por Renato Travaglia no R.V.M. Será uma luta muito interessante de "nove's".
Nota final para a estreia do Renault Clio R3 da ARC Sport por Alexandre Jesus / Victor Calado, que infelizmente, é a única viatura da classe A7 em prova.
A prova é constituída por 8 especiais de classificação, totalizando 89,78 quilómetros cronometrados e disputada integralmente no Sábado, dia 15 de Março.
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