Marcus Gronholm será a grande atracção do Vodafone Rali de Portugal de 2008. O piloto finlandês que colocou um ponto final na sua carreira no último ano, irá participar ao volante de um Ford Focus WRC pintado com as cores do Turismo de Portugal mas com o número "0" nas portas ou seja, como carro de segurança da prova.
De qualquer modo, esta será uma oportunidade rara de ver o Bicampeão Mundial novamente em acção e logo ao volante de um WRC que será o único presente na segunda prova do IRC e na terceira do CPR. Para o piloto finlandês "é uma honra voltar a Portugal e poder colaborar com uma organização de grande nível que leva a cabo uma das melhores provas do mundo de ralis. A minha presença aos comandos de um Ford Focus WRC serve essencialmente para preparar os espectadores para a passagem das equipas participantes no rali, mas tentarei também garantir, desde logo, uma subida de adrenalina, aproveitando as capacidades e competitividade do Focus. Vai haver ainda mais espectáculo, posso garantir!".
De qualquer modo, esta será uma oportunidade rara de ver o Bicampeão Mundial novamente em acção e logo ao volante de um WRC que será o único presente na segunda prova do IRC e na terceira do CPR. Para o piloto finlandês "é uma honra voltar a Portugal e poder colaborar com uma organização de grande nível que leva a cabo uma das melhores provas do mundo de ralis. A minha presença aos comandos de um Ford Focus WRC serve essencialmente para preparar os espectadores para a passagem das equipas participantes no rali, mas tentarei também garantir, desde logo, uma subida de adrenalina, aproveitando as capacidades e competitividade do Focus. Vai haver ainda mais espectáculo, posso garantir!".
Esta é mais uma daqueles "jogadas de mestre"que a organização portuguesa consegue. Fazendo uma retrospectiva dos tempos modernos: Após a saída do WRC trouxe um Didier Auriol num ultrapassado Toyota Corolla, que para muitos seria um flop. A verdade é que tal e qual grande campeão deixou toda a demais concorrência atrás, e deu um recital. Demonstrou estar em grande, sendo chamado para representar a Skoda em 2003.
Em 2003, com a proibição dos WRC, criou uma competição paralela ao Rali de Portugal denominada ACP Centenário. Entre os presentes Juha Kankkunen superiorizou-se com o Toyota Corolla WRC, mas também estiveram presentes Markku Alen (Peugeot 206 - posteriormente foi carro zero), Thomas Radstrom (Toyota Corolla) e Alister McRae (Ford Focus).
Em 2005, e com a passagem para o Algarve, a aposta passava em divulgar a prova fora-de-portas com o intuito de regressar ao mundial. Apareceram os famosos Subaru's brancos. Como carro zero a dupla Sainz/Moya em reunião após separação pós-Ford 2002. Depois os decanos Juha Kankkunen e Didier Auriol, e os jovens Daniel Carlsson, Mikko Hirvonen e Jukka Ketomaki. Nesta prova ainda marcaram presença Daniel Sordo com o C2, e um exuberante Kosti Katajamamki num Suzuki Ignis S2000.
Finalmente, em 2006, o ACP logrou trazer Michael Park de regresso aos ralis, após o trágico acidente no Rali GB de 2005. Mas também marcaram presença Janne Tuohino e Daniel Carlsson no Subaru, assim como um espectacular Aava em Suzuki Swift. Mas a "cereja em cima do bolo" foi o Citroën Xsara WRC de Daniel Sordo que abriu os troços, "aguçando o apetite" para 2007. Isto se não contarmos com os campeões Carlos Bica e Inverno Amaral, num Volvo e Subaru respectivamente, pois o que é nacional também é bom.
Enfim, o Rali de Portugal, mesmo quando fora do mundial tem muitos atractivos.
Complementado de Autosport
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