sexta-feira, março 28

Escort RS 1700T - Testes em Portugal

Tendo em conta a receptividade sobre o histórico do Ford Escort RS 1700T decidi completar com a informação recolhida no Fórum Ralis a Sul, e disponibilizada pelo José Correia.
TESTES EM PORTUGAL
Os testes na zona da Figueira da Foz e Arganil tiveram como objectivo, entre outras coisas, testar duas soluções de motor.
Uma delas, o tal RS1700T que tinha o motor de 1780cm3 sobrealimentado denominado BDT, que era uma versão turbo do célebre motor BDA e que tinha visto a sua cilindrada reduzida para que, com o factor de correcção ficasse abaixo dos 3000cm3 e assim o carro beneficiar em termos da regulamentação dos pesos mínimos. Era o Escort que tinha a matrícula WVW 100W.
A outra com um motor Hart atmosférico derivado da Fórmula 2 denominado Hart 420R de 2300cm3 (o que tinha a matrícula WVW 101W). Foi o único MK III Grupo B com motor atmosférico. Este motor foi desenvolvido a pensar na sucessão do BDA, o que nunca aconteceu.
Os pilotos na altura foram Pentti Airikalla e Ari Vatanen, que se encarregou de destruir o carro com motor Hart mandando-o por uma ravina abaixo e terminar com as comparações! Reza a lenda que antes de partir o carrinho todo já a Ford tinha percebido que o futuro dos motores dos carros de rali seria a sobrealimentação pelo binário disponível a menor rotação.

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