A lista dos principais inscritos no Rally de Portugal foi divulgada no início desta semana. Apesar de serem nomes interessantes e reconhecidamente rápidos, a maioria necessita de apresentação. Nos próximos dias descreverei algumas informações sobre os concorrentes.
Uma das maiores surpresas na lista de inscritos é Paolo Andreucci. Este piloto de 43 anos disputa actualmente o campeonato italiano, pelo que as inscurssões no estrangeiro não são muito frequentes. Tripula um Mitsubishi Lancer EVO IX da Ralliart Italia, e é dos poucos concorrentes a nível mundial que conseguem contrariar as viaturas S2000, principalmente numa campeonato tão competitivo e com muita qualidade. É uma mais valia para a prova, e será interessante comparar os andamentos com os “mundialistas” Armindo Araújo, Andreas Aigner, Juho Hanninen e Bernardo Sousa.
Na sua carreira consta todo o tipo de viaturas – Grupo N, Kit Car A7, WRC’s, S1600 e S2000. Na juventude praticava sky alpino professional, mas um problema com os joelhos o fez afastar da competição. Estreou-se em 1987 com um Renault 5 GT Turbo no Rally del Ciooco. Posteriomente disputou o Troféu Uno, antes de passar para a Lancia. De 1994 a 1997, foi piloto da Italia Promotor Sport, tripulando diferentes viaturas, como o Renault Clio Williams, o Peugeot 306 S16 ou um Renault Mégane Maxi. Em 1998 manteve-se fiel ao modelo Mégane, mas passou com a equipa Treviso Rally Team. Em 1999 e 2000 tripulou um Subaru Impreza WRC da Procar, no Europeu, onde destaco a passagem pela Madeira em 1999 com um 4º lugar à geral. Disputou o campeonato italiano de 2001 com um Ford Focus, sagrando-se campeão. Regressou à Procar, que apostou nos Fiat. De 2002 a 2005 tripulou oficialmente um Punto S1600, e pontualmente o Palio S1600 (Tofas Rally da Turquia 2002). Foi uma parceria de sucesso, pois acumulou o título nacional de 2003, aos títulos de S1600 de 2002, 2003, 2004 e 2005 (100% vitorioso na classe). Pela N.Technology, em 2006 foi o primeiro concorrente a estrear o Fiat Punto S2000, disputando e vencendo o campeonato italiano de ralis. Em 2007 passou para a “rival” Mitsubishi Ralliart, onde venceu três provas no campeonato italiano – Rally il Ciocco, Rally Targa Fiorio e Rally de San Crispino. Acabou a época na terceira posição atrás de Giandomenico Basso (Fiat) e Luca Rossetti (Peugeot).
Sua navegadora habitual nas últimas épocas é Anna Andreussi.
Sem comentários:
Enviar um comentário