Depois de algumas temporadas no WRC, o checo Jan Kopecky “mudou-se” para o Intercontinental Rally Challenge. Com o intuito de preparar a entrada em cena do Skoda Fabia S2000, disputa as provas com máquinas “adversárias”. Contando com nova viatura (Peugeot 207) e novo navegador (Petr Stary), poderá tirar partido do conhecimento dos troços adquiridos em 2007.
Jan Kopecky nasceu em Opoèno (Rep.Checa) em 1982 numa familia com tradição automobilistica, pois tanto o avô como o pai são ex-pilotos. A sua carreira começou nos karts quando tinha onze anos. Evolui posteriormente para provas de circuito em carros de turismo, e quando fez 18 anos deu o salto para provas de estrada. No ano de estreia, 2000, venceu o campeonato checo de RallySprint.
Em 2001, participou com um Skoda Octavia 1.8 20V no campeonato checo, da equipa Pennzoil. Apesar de alguns excessos que lhe valeram algunas abandonos, venceu o troféu Octavia Cup. Este foi a primeira aproximação entre piloto e marca, que perdurou posteriomente.
A rapidez e exuberância valeram a entrada na Matador Czech National Team em 2002. Somou alguns pódios no campeonato checo com um Toyota Corolla WRC, e participou na sua primeira prova mundial, o Rally da Alemanha.
Em 2003, mantém-se na equipa mas muda de viatura. Passa para um Skoda Octavia WRC, mas a viatura estava ultrapassada e resultados eram escassos. Faz uma incursão no mundial, com passagens na Alemanha e Grâ-Bretanha com o Skoda, e uma participação no Rally da Finlândia com um Mitsubishi Lancer EVO VII.
A nacionalidade checa auxiliou-o na promoção a piloto oficial da Skoda. Em 2004, passou a tripular o Fabia WRC, e retribuiu a confiança vencendo quatro provas consecutivas e conquistando título checo.
Em 2005 foi promovido a piloto oficial, acompanhado a estrutura da Skoda Motorsport no WRC, chegando mesmo a ser nomeado para pontuar nas Marcas. Demonstrando superioridade nas provas de asfalto, soma o primeiro ponto mundial na Catalunha (8º classificado). Para além de disputar o campeonato checo com o WRC, participa em algumas provas com o Skoda Fabia Kit Car, que apesar de competitivo, não se revelou eficaz. A proibição de WRC’s nos campeonatos FIA, fizeram-nos participar em algumas provas do Europeu com um Mitsubishi Lancer EVO VII.
Em 2006 participou num programa mundial de 10 provas, com a equipa Czech Rally Team Skoda, cujo director desportivo era Joseph Kopecky, seu pai. Apesar de rivalizar com os Skoda da Red Bull, não se coibiu de efectuar ralis competitivos, obtendo um 5º lugar na Catalunha. Manteve ligado à evolução do Fabia Kit Car (S1600), mas o projecto pecou por tardio.
Contando com o apoio da “casa-mãe”, em 2007, efectuou um programa no WRC com a sua estrutura “familiar”. A experiência adquirida permitiu rivalizar com concorrentes com WRC’s mais evoluidos, e entrou seis vezes nos lugares pontuáveis. Dando razão aqueles que o consideram especialista de asfalto, seu melhor resultado foi no Rally da Alemanha, com um quinto lugar.
Preparou afincadamente o Rally de Portugal, com sessões de testes em troços algarvio, mas o abandono no início da primeira etapa impediu um resultado melhor. Aproveitando o SuperRally, acabou na 20ª posição, efectuando alguns bons cronos.
Um dos responsáveis pelo desenvolvimento do S2000 da Skoda (novo Fabia), aguarda a homologação para meados de Junho ou Julho. Entretanto participou com um Fiat Punto S2000 no Rally do México, mas abandonou na primeira especial com com o motor partido. No IRC, participou no Rally de Instambul com um Peugeot 207 S2000 finalizando na 5ª posição, valendo-se da fiabilidade, pois não conseguiu acompanhar os pilotos mais rápidos.
Kopecky tem a seu favor o conhecimento do terreno, mas poderá não ser suficiente para colmatar a habituação à viatura.
Sem comentários:
Enviar um comentário