quinta-feira, abril 3

A Verdade a 1 de Abril

A 1 de Abril, Dia da Mentiras, normalmente os meios de comunicação, (jornais,TV,Rádio e Sites) gostam de dar um ar da sua graça, lançando uma notícia com a qual tenta “brincar”, enganando os seus leitores ou espectadores.

Embora sem a ênfase passada, este ano não foi excepção e apareceram algumas boas “brincadeiras”. O caso do Renault 5 Turbo ex-Ragnotti adquirido por Jorge Areia avançado pelo Ralis.Online, ou a notícia do encerramento do site Pregoafundo são dois exemplos disso. Mas o português é céptico, muito desconfiado, e principalmente neste dia muitos foram aqueles que logo apontaram a bricandeira.

Mas, tal como na história de “Pedro e o Lobo” também tem o reverso da medalha. A 1 de Abril questionam-se todas as notícias, todas as informações, e uma delas afinal era verdadeira. O Rali de Porto Santo Line foi adiado uma semana devido ao mau tempo, mas a organização apenas decidiu informar os concorrentes e os meios de comunicação a 1 de Abril. O impacto inicial foi obviamente de elementos incrédulos, a dizerem que podiam ter arranjado uma “mentira melhor”. Apenas com a confirmação da FPAK é que a maioria acreditou.

A título pessoal já me aconteceu situação idêntica. Há precisamente 10 anos tive que efectuar um telefonema a 1 de Abril a dar conta que tinha sofrido um acidente de automóvel. Infelizmente não era mentira.

Sem comentários: