Representando as cores da Kronos para 2008, o francês de 32 anos é considerado, pelos analistas desportivos, o principal candidato ao título no IRC. Começou a temporada na melhor condição, vencendo 7 troços no Rali de Instambul, mas à semelhança do que aconteceu na época passada, a fiabilidade não foi sua alida, o que se tornou impeditivo a obtenção de melhores resultados. Acabou o rali turco na segunda posição, a mesma com que terminou a época de 2007, atrás do seu colega, Enrique Garcia Ojeda.
O nome Nicolas Voillouz aparece associado ao BTT. Ele venceu o Campeonato do Mundo de Downhill em Montanha, DEZ VEZES (entre 1992 e 2002), para além de acumular algumas Taças do Mundo da Modalidade.
Em 2002 estreou-se nos ralis co um Peugeot 206 XS, no Rally do Var. Em 2003 participou no Volant 206: um Troféu nacional francês, disputado nos pequenos Peugeot. As suas performances positivas valeram uma participação no Rally do Var com um 206 S1600, acabando na 5ª posição.
Não passando despercebido pela Federação Francesa, em 2004 deu-se a passagem para o WRC, com a Bozian, numa programa de 6 provas. Na primeira prova com um WRC, no Rali de Monte Carlo, discutiu de igual para igual com o colega de equipa-Miguel Campos. Infelizmente, acabaram ambos por abandonar, vítimas de despiste. A adaptação a uma viatura tão competitiva foi evidente e culminou com participações nos ralis da Acrópole, Alemanha, Sardenha, Catalunha e Grâ-Bretanha, obtendo a sua melhor classificação: um honroso 9º lugar. Nesse mesmo ano, ainda efectuou algumas provas no campeonato francês com o novo Peugeot 206 RC, de produção.
Apesar da falta de resultados, fruto também de alguma inexperiência com WRC, a parceria com a FFSA continuou em 2005. Desta vez a bordo de um Subaru Impreza WRC, da First Motorsport, disputou o campeonato francês. Pontualmente também participou em provas do mundial, nomeadamente as de asfalto: Córsega e Catalunha com um Skoda Fabia WRC.
Em 2006, disputou o campeonato francês, com um Peugeot 307 WRC. Venceu 4 provas (Lyon/Charbonnières; Alsace/Vosges; Limousin e Rally du Var) e sagrou-se campeão nacional de ralis. Esse título valeu a incorporação na equipa Peugeot Sport Espana no IRC em 2007. Vitorioso nos Ralis Fiat (Turquia), Barum (Rep.Checa) e Valais (Suiça) foi essencial na conquista do título de marcas pelas Peugeot. Na Madeira, a sua prestação não foi bem sucedida, pois problemas de embraiagem nas primeiras especiais fizeram-no perder muito tempo. Mesmo assim, ainda conseguiu recuperar até à 9ª posição final.
Nesse ano também voltou a praticar profissionalmente corridas de Downhill, após um interregno de 5 anos. Juntamente com a presença no IRC, este desportista francês divide o tempo entre ambas as modalidades, que disputa ao mais alto nível.
Sem comentários:
Enviar um comentário