terça-feira, abril 8

Peres vence Rali Sical

Não faltou emoção na prova de abertura do Campeonato dos Açores de Ralis mais uma vez com muita chuva à mistura e com um “tira-teimas” soberbo entre Peres e Louro.
Na Super Especial “Litoral” da tarde-noite de sexta-feira, que abria o apetite para as oito especiais de sábado, e ainda com pouca chuva, Fernando Peres/José Pedro Silva foram os mais rápidos ganhando 2,1s a Ricardo Moura/Sancho Eiró, ambos em Lancer Evo9, 5,7s a Nuno e César Rocha num Evo8 e 6,6s aos surpreendentes Fernando Meneses/Lizuarte Mendonça os mais rápidos da F3 com o Saxo Cup. Gustavo Louro/Tiago Azevedo foram quinto com o Lancer Evo9 alugado a Horácio Franco, depois de dois peões que os fizeram perder sete segundos exactos para o comandante.

Na primeira secção do dia de sábado Peres, Louro e Moura dividiram as vitórias nas quatro especiais disputadas – o portuense venceu duas – prevendo emoção para a tardem, já que a diferença entre os três não era superior a 20s e os 21,08Kms da maior especial do rali poderia rapidamente dar uma reviravolta na classificação entre os três principais candidatos. As surpresas da ronda da manhã foram direitinhas para as duplas Meneses/Mendonça e Marco Veredas/Tomás Pires que com os Saxo Cup encerravam o top-five da 2ª secção e superiorizavam-se ao Saxo S1600 de Carlos Costa/Gilberto Carreiro que nunca tiveram a viatura francesa nas melhores condições. Rui Torres/Carlos Pinheiro e Nuno Rocha/César Rocha num Evo9 e Evo8 respectivamente, prometiam forte ataque aos duas rodas motrizes na última secção do rali, enquanto Ricardo Carmo/André Seabra não tinham o Lancer Evo9 nas melhores condições e concluíam esta secção em nono na frente de outra surpresa desta prova a dupla Artur Silva/Manuel Vieira em Saxo Cup.

Logo a abrir a 3ª secção e na especial “Canadinhas/Guerrilhas” com os seus 21,08Kms Louro/Azevedo entram a matar e ganham 21,4s a Peres/Silva e 31,3s a Moura/Eiró. Passam para a liderança com 7,9s sobre os actuais campeões e 29,2s sobre a outra dupla do Team Além Mar. A emoção desta prova de abertura do campeonato açoriano estava ao rubro e nas últimas três especiais Peres/Silva atacam fortíssimo chegando à vitória com 16,9s sobre Louro/Azevedo e 1m15,2s sobre Moura/Eiró, destacando-se a segunda passagem pela maior e mais dura especial do rali onde as três duplas melhoram em muito os seus tempos. Atacando forte também nesta última secção, os irmãos Nuno e César Rocha chegam ao quarto lugar final, na estreia com o Lancer Evo8 alugado a Ricardo Moura, enquanto Torres/Pinheiro encerram o top-five conseguindo também eles ultrapassar os mais rápidos duas rodas motrizes.

Veredas/Pires terminam a 27ª edição do Rali Sical no sexto lugar, triunfando merecidamente nas viaturas até 1600cc, e levando a melhor sobre a dupla Meneses/Mendonça – 2º na F3 – e Sérgio Silva/Duarte Lima que foram oitavos e encerram o pódio dos 1600cc com o 206 GTI, ultrapassando nesta fase final a dupla Silva/Vieira quarta na F3 e 10º da geral. Carmo/Seabra levaram com alguns problemas o Lancer Evo9 ao nono posto, enquanto Costa/Carreiro apesar de alguns problemas, desiludiram com o Saxo S1600 sendo apenas 11º na frente de Paulo Pereira/Bruno Pimentel que triunfaram na categoria diesel com o Fabia RS TDI.

Na categoria 1601-2000cc Abel Carreiro/Duarte Martins lideraram até à última especial da 2ª secção desistindo com o motor partido no Punto HGT, mas sempre com uma curta vantagem sobre os actuais campeões Olavo Esteves/Ricardo Coelho em Clio 2.0 RS que triunfaram de novo na F2 no asfalto terceirense. Com os abandonos cedo de Fernando Amaral – acidente na ligação para a 2ªPE – e Gilberto Ferreira – despiste na 3ªPE – Augusto Ferreira/Marlene Ferreira perderam o segundo lugar na penúltima especial do rali entregando essa posição ao Punto HGT de Nuno Cintra/Rui Teixeira.

Claudio Cabral e Paulo Simões ao volante de um Opel Corsa GSI ganharam a prova de abertura do Regional dos Açores VSH depois de um verdadeiro golpe de teatro na primeira passagem pela maior especial deste rali “Canadinhas/Guerrilhas” com 21,08 Kms. Marco Sousa/Miguel Bendito lideres até então com o “rapidíssimo” Uno Turbo, pararam a meio da especial para resolver um problema na admissão do turbo do carro italiano perdendo 3 minutos e meio e muito provavelmente a primeira vitória da carreira, entregando de bandeja a vitória à dupla do Corsa. Sousa/Bendito foram a dupla do rali entre os VSH ganhando 5 das 7 especiais percorridas depois de canceladas as 2ª e 5ª PE, e depois do tempo perdido recuperaram ainda do 5º ao 3º lugar final.

Ricardo M. Moura/Fernando Mendes chegaram a liderar após a 3ª especial, mas atrasaram-se em mais de um minuto e também hipotecaram as hipóteses de triunfar. Na estreia do Peugeot 205 GTI a dupla Marco Pinto/Paulo Serpa foram quartos classificados perdendo nos últimos dois troços o último lugar do pódio sendo a única dupla da ilha do Pico a concluir a prova das 5 que estiveram presentes. Encerrando o top-five concluíram os estreantes Paulo Veredas/César Augusto em AX Sport, enquanto Cecília Augusto/Sandra Santos triunfaram com o pequeno Cinquecento nas senhoras depois do despiste do Clio 1.2 de Mariana Godinho/Raquel Pinheiro.

Sem comentários: