terça-feira, abril 22

IRC Portugal: Andreas Aigner

Integrado na Red Bull Rally Team, Andreas Aigner é dos concorrentes mais jovens do PWRC. Mecânico de profissão, este austríaco de 23 anos é ferveroso adepto de desporto, contando-se nas suas modalidades favoritas BTT, Bodyfitness e Skydiver.

Há quatro anos venceu o Red Bull Rallye Driver Search, uma das mais importantes competições europeis de captação de jovens valores. Reconhecido o seu talento para os ralis nasceu uma parceria com a conhecida marca de bebidas energéticas, que dura até hoje.

Em 2004 disputou algumas provas europeias com um Mitsubishi Lancer EVO VI, destacando-se o 3º lugar obtido no Rally de Budapeste (Hungria). Em 2005 fez algumas provas do mundial com um Mitsubishi Lancer EVO VIII de produção sem conseguir resultados dignos de registo.

O salto da sua carreira deu-se em 2006, quando integrou oficialmente a equipa Red Bull Skoda Team, tripulando o Fabia WRC. A viatura estava longe dos principais WRC, e a falta de experiência neste tipo de viaturas foi determinante em resultados mais modestos. Ainda assim deu-se bem com o asfalto da Alemanha, onde alcançou uma excelente 6ª posição, conquistando os primeiros pontos no mundial.

Em 2007 voltou ao escalão do PWRC, com um Mitsubishi Lancer EVO IX. Um 3º lugar na Noruega e um 2º na Grécia são os melhores registos.

Esta temporada conta com Bernardo Sousa na equipa, mas mantém o estatuto de “líder”. Apresenta-se moralizado para o Vodafone Rali de Portugal, pois conquistou a sua primeira vitória mundial no PWRC, no Rally da Argentina. Está incluindo no lote de pilotos com Grupo N convencionais que podem “dar cartas” na prova portuguesa.

Sem comentários: