segunda-feira, abril 2

Citroen vai apelar da desclassificação de Mikko Hirvonen

Após o Colégio de Comissários da FIA terem decidido anular a vitória de Hirvonen no Rali de Portugal, atribuindo-a a Mads Ostberg, a Citroen resolveu apelar por entender que não houve ganhos ilegais

Depois de ter cruzado a linha de meta como o mais rápido no Vodafone Rally de Portugal 2012, o finlandês Mikko Hirvonen acabou por ser desclassificado pelo Colégio de Comissários depois destes terem encontrado irregularidades na embraiagem do Citroen DS3 de Hirvonen, uma situação que a Citroen já explicou, garantindo que não houve ganhos à margem das leis. Admitindo que o carro de Hirvonen recebeu peças diferentes das homologadas, os responsáveis da Citroen decidiram ainda assim apelar da decisão dos comissários, apenas para deixar claro que as diferenças não permitiram qualquer ganho em termos de performance, até porque, dizem, os novos componentes são mais pesados do que aqueles que estão homologados.

O comunicado do Colégio de Comissários não deixou dúvidas quanto à observação de ilegalidades. Segundo aquele comunicado, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen foram desclassificados desta edição do Vodafone Rally de Portugal, depois de terem concluído a prova na primeira posição no final das 22 classificativas, tendo a decisão dos Comissários Desportivos surgido na sequência do relatório apresentado pelos Comissários Técnicos que detectaram situações não conformes com a ficha de homologação do Citroen DS 3 WRC.

Em apenas dois pontos, o comunicado dos Comissários Desportivos lia-se da seguinte forma:

"Os comissários após a sua reunião decidiram:
1. Que a embraiagem montada no carro nº 2 não está em conformidade com a Ficha de Homologação A5733 e por isso excluem o carro nº 2 da classificação do evento.
2. Que o turbo (turbina) montado no carro nº 2 parece não estar em conformidade. No entanto, os Comissários suspendem a decisão nesta matéria e pedem ao Delegado Técnico da FIA para proceder a um exame mais detalhado, ficando a aguardar esse relatório para uma futura decisão.
Recorda-se que o concorrente tem direito a apelo."

Com base nesta decisão foi publicada uma nova classificação, na qual Mads Ostberg e Jonas Andersson (Ford Fiesta WRC) foram declarados vencedores, ainda que esta classificação tenha ficado suspensa perante a decisão da marca francesa em apelar da decisão dos Comissários Desportivos. Esta decisão, aliás, foi explicada pelos principais responsáveis da Citroen, nomeadamente Xavier Mestelan-Pinon, director técnico da Citroen Racing, segundo o qual "os comissários identificaram diferenças entre as folhas de homologação do Citroen DS3 e dois dos seus componentes, nomeadamente a embraiagem e o turbocompressor".

"Os mecanismos homologados para o Citroen DS3 WRC para a embraiagem possuem orifícios que aqueles que agora foram utilizados não têm, mas isso porque o nosso fornecedor entregou componentes sem esses orifícios tendo esses componentes sido usados no carro nº3 de Hirvonen. Porém, estas peças não contribuíram em nada para qualquer ganho de performance, até porque são mais pesadas do que as peças que constam dos mapas de homologação", afirmou aquele responsável.

"Sobre o eixo do turbocompressor -- acrescentou Xavier Mestelan-Pinon --, tratando-se de uma peça 'standard' em todos os carros do Mundial de Ralis, verificou-se que as suas dimensões excediam as normas, numa diferença que resulta apenas da dilatação da peça em consequência das elevadas temperaturas a que a mesma está sujeita em condições extremas de competição".

Por seu turno, Yves Matton, o responsável principal pela Citroen Racing Team, acompanhou as palavras do seu director técnico, frisando que "não houve qualquer intenção de fazer batota", tendo a decisão dos comissários sido "exagerada". "Considerando que as diferenças encontradas no nosso carro não nos trouxe qualquer vantagem, decidimos mesmo avançar com o apelo. Para já, o que mais lamento é o resultado desta situação para o Mikko Hirvonen e o Jarmo Lehtinen, que assinaram uma prestação brilhante num rali particularmente difícil e mereciam realmente esta primeira vitória com a Citroen. Pessoalmente, o que posso fazer, em nome de toda a equipa, é apresentar as minhas sinceras desculpas por esta situação ao Mikko e ao Jarmo, a quem desejo que possam voltar ao lugar mais alto do pódio rapidamente”, desejou.

modificado de Lusomotores

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