sábado, abril 28

Porsche da Manthey vence primeira corrida do GT Open

Marco Holzer e Nicky Tandy venceram a primeira corrida do fim de semana do International GT Open em Portimão, aos comandos de um novo Porsche 911 GT3 RSR da equipa Manthey Racing.


Antes da partida, uma forte chuvada obriga a que todos os carros montem pneus para chuva, sendo o início igualmente efetuado atrás do safety car. No reinício da prova, Toni Vilander, autor da pole position com o Ferrari 458 Italia da AF Corse, tentou afastar-se dos seus mais diretos perseguidores, Philipp Peter e Raffaele Gianmaria, estes entretidos numa interessante batalha pelo segundo posto, ambos aos comandos de carros da marca italiana.

Eventualmente, o colega de equipa de Miguel Ramos no Ferrari da Black Team, passou para segundo. Com a pista a secar, Holzer aproximou-se deste duo de pilotos e, com as paragens nas boxes, acabou para saltar para o comando.

Com os regulamentos a não permitirem a mudança de pneus e a troca de pilotos em simultâneo, isso obrigou a estratégias diferentes, pese embora a opção da Manthey de fazer as duas operações em simultâneo e receber uma penalização de passagem pela via das boxes (o mesmo sucedendo com o Lamborghini da Goodsense de José Ramos e Patrick Cunha), algo que deu dividendos com o Porsche a ficar no comando.

Isto porque ao regressar à pista, Nicky Tandy contava com cerca de 40 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Michal Broniszewski (colega de equipa de Peter), vantagem que controlou até final – mesmo com a passagem pela via das boxes – para triunfar em Portimão, com 7,6 segundos de avanço sobre o Ferrari da Kessel.

Na terceira posição ficaram Stefano Bizzarri e Niki Cadei subiram ao lugar mais baixo do pódio, num outro Ferrari 458, além de serem os melhore na categoria GTS. Nesta classe, as duas posições seguintes ficaram para Marco Mapelli e Archie Hamilton, no Porsche da Autorlando, e para Daniel Zampieri e Michael Dalle Stelle, num Ferrari da Kessel.

Na quarta posição da Geral ficou o Porsche 997 GT3 RSR 2012 de Raymond Narac e Patrick Pilet, sendo seguido pelo melhor dos carros com portugueses na equipa, que foi o Ferrari de Miguel Ramos e Gianmaria, que terminaram em quinto.

No que diz respeito ao Campeonato Espanhol de GT/Iber GT, o triunfo foi para o Lamborghini da Goodsense de Ramos e Cunha, que ficou em sexto da Geral e na segunda posição entre os participantes do Iber GT. Na segunda posição entre os concorrentes do Campeonato Espanhol de GT ficou o Audi R8 do Team Novadriver com Manuel Gião e Carlos Vieira aos comandos, tendo este sido o 11º da geral, uma posição à frente do carro idêntico de César Campaniço e Mikko Eskelinen (terceiros nos GT Espanha).

Em 13º da Geral, ficou o Porsche da Drivex, dividido entre Miguel Amaral e Angel de Castro, sendo que o outro Lamborghini da Goodsense, de Pepe e Jorge Queiroz a ficar pelo 17º lugar. A prova contou ainda com um toque entre Rui Lapa, no Ford GT da Rodrive, e Andrea Montermini, num Ferrari, quando o italiano estava a efetuar a dobragem ao português, acabando por ditar o abandono do ex-piloto de Fórmula 1 e mais um atraso para o Ford

Publicado em Autosport

Sem comentários: