Até ao momento e na categoria automóveis, o Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech tem sido uma prova de um homem só. De facto, Filipe Campos, campeão nacional em título, voltou hoje a colocar um ritmo impossível de acompanhar pela concorrência, garantindo a pontuação máxima em termos de CPTT, preparando-se agora para uma nova experiência, as pistas de África.
Com pouco mais de 100 quilómetros, a especial que terminou no Pereiro teve ainda assim algumas notas de realce. Hélder Oliveira, que está a fazer uma prova notável, por pouco não viu o esforço ir por água abaixo quando teve uma ligeira saída de estrada e ficou pendurado, precisando do auxílio de Leonid Novitsky para voltar ao percurso. Também Ricardo Leal dos Santos não foi feliz, uma vez que foi obrigado a parar por duas vezes para duas trocas de pneus no BMW X5 em virtude de dois furos.
Miguel Barbosa, que conseguiu regressar depois de trocar o motor do Mitsubishi Racing Lancer, teve mais um dia complicado, com o novo propulsor a ter constantes quebras de rendimento, mas ainda assim permitiu ao lisboeta salvar quatro pontos, que podem ser vitais nas contas finais do campeonato.
No final da tirada, e antes da ligação até Algeciras, Filipe Campos estava muito satisfeito com o resultado até agora. “Queria fazer o pleno das especiais em Portugal e consegui. O objectivo era marcar o máximo de pontos e entrar de novo na luta pelo título. Agora vai começar uma corrida nova para nós e para a qual não temos experiência, mas vamos procurar continuar na frente e ganhar, pois só assim e que sei estar nas corridas”, afirmou.
Hélder Oliveira (Nissan Pathfinder) manteve a segunda posição e tem legítimas esperanças em chegar à vitória, mas hoje não evitou um valente susto: “Numa curva para a esquerda, que fechava mais do que parecia, ficámos pendurados. Não podíamos engrenar marcha-atrás pois íamos ribanceira abaixo e para a frente o carro também não saía. Felizmente que Leonid Novitsky nos ajudou e podemos continuar. Foi pena, pois vinha a ganhar-lhe tempo e assim perdi mais de 3m30s, mas mantive o segundo lugar e agora vamos para um terreno em que eu tenho uma experiência superior aos meus rivais mais directos, embora eles tenham máquinas bem mais competitivas”, explicou Hélder Oliveira.
Novitsky subiu ao terceiro lugar do pódio, fruto do segundo lugar de hoje e à penalização de 2h03m aplicada a Eric Van Loon ontem à noite, depois do colégio de comissários desportivos ter verificado que o holandês tinha falhado um way point na etapa de ontem. “Foi uma etapa boa para nós, colocámos um ritmo forte e agora vai começar a nossa corrida”, disse Novitsky. Também com um BMW X3CC, Bernardo Moniz da Maia é quarto e fez também uma boa operação em termos de campeonato nacional, ao somar 12 pontos. “Até agora correu tudo bem. Agora vamos para uma experiência nova e em que vou tentar rolar ao máximo”.
Mantendo o quinto posto da geral, Ricardo Leal dos Santos voltou a ter um dia complicado. “Furámos duas vezes e tivemos de parar para trocar a roda. Tive tantos furos hoje como no Dakar inteiro! Para além disso, temos que ver o que se passa com os travões, talvez com um sobreaquecimento, uma vez que mesmo sem exigir grande esforço começo logo a sentir o cheiro a queimado” referiu o piloto do BMW X5.
José Diniz Lucas subiu ao sexto posto, na frente de um infeliz Eric Vigouroux com problemas de caixa de velocidades no Chevrolet Silverado, com o francês a tentar resolver o problema para amanhã poder começar já em Marrocos. Ricardo Porém subiu ao oitavo lugar e fechou as contas nacionais com a vitória na categoria T2, enquanto Mário Diniz Lucas e Pierre Lachaume fecham o “top ten”.
Depois da travessia de barco esta noite, a tirada amanhã começa em Merifa e tem final em Er Rachidia, sendo que os pilotos irão enfrentar pelo meio uma especial de 255 quilómetros (13h20) ao cronómetro.
Classificação
Pos. Equipa Carro Tempo
1º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC 6h42m33s
2º Hélder Oliveira/José Marques Nissan Pathfinder a 19m21s
3º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC a 26m33s
4º Bernardo M.da Maia/Joana S. Mayor BMW X3CC a 35m56
5º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 37m25s
in site oficial
Com pouco mais de 100 quilómetros, a especial que terminou no Pereiro teve ainda assim algumas notas de realce. Hélder Oliveira, que está a fazer uma prova notável, por pouco não viu o esforço ir por água abaixo quando teve uma ligeira saída de estrada e ficou pendurado, precisando do auxílio de Leonid Novitsky para voltar ao percurso. Também Ricardo Leal dos Santos não foi feliz, uma vez que foi obrigado a parar por duas vezes para duas trocas de pneus no BMW X5 em virtude de dois furos.
Miguel Barbosa, que conseguiu regressar depois de trocar o motor do Mitsubishi Racing Lancer, teve mais um dia complicado, com o novo propulsor a ter constantes quebras de rendimento, mas ainda assim permitiu ao lisboeta salvar quatro pontos, que podem ser vitais nas contas finais do campeonato.
No final da tirada, e antes da ligação até Algeciras, Filipe Campos estava muito satisfeito com o resultado até agora. “Queria fazer o pleno das especiais em Portugal e consegui. O objectivo era marcar o máximo de pontos e entrar de novo na luta pelo título. Agora vai começar uma corrida nova para nós e para a qual não temos experiência, mas vamos procurar continuar na frente e ganhar, pois só assim e que sei estar nas corridas”, afirmou.
Hélder Oliveira (Nissan Pathfinder) manteve a segunda posição e tem legítimas esperanças em chegar à vitória, mas hoje não evitou um valente susto: “Numa curva para a esquerda, que fechava mais do que parecia, ficámos pendurados. Não podíamos engrenar marcha-atrás pois íamos ribanceira abaixo e para a frente o carro também não saía. Felizmente que Leonid Novitsky nos ajudou e podemos continuar. Foi pena, pois vinha a ganhar-lhe tempo e assim perdi mais de 3m30s, mas mantive o segundo lugar e agora vamos para um terreno em que eu tenho uma experiência superior aos meus rivais mais directos, embora eles tenham máquinas bem mais competitivas”, explicou Hélder Oliveira.
Novitsky subiu ao terceiro lugar do pódio, fruto do segundo lugar de hoje e à penalização de 2h03m aplicada a Eric Van Loon ontem à noite, depois do colégio de comissários desportivos ter verificado que o holandês tinha falhado um way point na etapa de ontem. “Foi uma etapa boa para nós, colocámos um ritmo forte e agora vai começar a nossa corrida”, disse Novitsky. Também com um BMW X3CC, Bernardo Moniz da Maia é quarto e fez também uma boa operação em termos de campeonato nacional, ao somar 12 pontos. “Até agora correu tudo bem. Agora vamos para uma experiência nova e em que vou tentar rolar ao máximo”.
Mantendo o quinto posto da geral, Ricardo Leal dos Santos voltou a ter um dia complicado. “Furámos duas vezes e tivemos de parar para trocar a roda. Tive tantos furos hoje como no Dakar inteiro! Para além disso, temos que ver o que se passa com os travões, talvez com um sobreaquecimento, uma vez que mesmo sem exigir grande esforço começo logo a sentir o cheiro a queimado” referiu o piloto do BMW X5.
José Diniz Lucas subiu ao sexto posto, na frente de um infeliz Eric Vigouroux com problemas de caixa de velocidades no Chevrolet Silverado, com o francês a tentar resolver o problema para amanhã poder começar já em Marrocos. Ricardo Porém subiu ao oitavo lugar e fechou as contas nacionais com a vitória na categoria T2, enquanto Mário Diniz Lucas e Pierre Lachaume fecham o “top ten”.
Depois da travessia de barco esta noite, a tirada amanhã começa em Merifa e tem final em Er Rachidia, sendo que os pilotos irão enfrentar pelo meio uma especial de 255 quilómetros (13h20) ao cronómetro.
Classificação
Pos. Equipa Carro Tempo
1º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC 6h42m33s
2º Hélder Oliveira/José Marques Nissan Pathfinder a 19m21s
3º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC a 26m33s
4º Bernardo M.da Maia/Joana S. Mayor BMW X3CC a 35m56
5º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 37m25s
in site oficial
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