A partes a negro dizem respeito à comitiva algarvia que participou na prova do Troféu Regional de Alenquer.
Após uma luta renhida pela vitória na prova de Cheganças, a dupla formada por Ricardo Teodósio e Fernando Miguel em Mitsubishi Evo IV levou de vencida a prova, relegando a dupla formada por José Merceano e Francisco Pereira (BMW 325 IX) para a segunda posição. A encerrar o pódio ficou a dupla formada por António Nunes e Rui Marques em Mitsubishi Evo V).
A prova teve início na noite de sábado com a realização de uma super especial nocturna que permitiu um aproximar entre o público e as máquinas. A super especial foi disputada, em alcatrão, no interior da vila de Alenquer e foi vencida por Ricardo Teodósio com uma vantagem de 0,75s sobre o segundo classificado que foi José Merceano e, uma vantagem de 1,93s sobre o terceiro tempo que foi para Carlos Valentim (Ford Escorth RS Cosworth).
Ainda sobre a super especial nocturna há que realçar o bom espectáculo proporcionado pelos diversos pilotos e ainda o muito público que afluiu até ao local.
Após este pequeno aperitivo nocturno, a prova prosseguiu, no domingo pela manhã, com a realização da 2ª e 3ª especial.
A primeira especial de domingo foi ganha pelo jovem Daniel Nunes (Mitsubishi Lancer Evo VI) que apresentou-se com um andamento muito elevado e a querer recuperar o tempo que tinha perdido na noite devido a alguns problemas com a transmissão. O segundo tempo na especial foi para Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX) ao fazer mais 7,45s que Daniel Nunes. O piloto do Subaru também demonstrava que queria recuperar o tempo perdido na noite anterior devido a uma penalização de 10s por falsa partida.
Na terceira posição da especial ficou José Merceano e no quarto lugar ficou Ricardo Teodósio. Como Ricardo Teodósio perde, nesta PEC, cerca de 4s para José Merceano, este último assume a liderança da prova.
Ao passarmos para a segunda especial do dia, começaram-se a verificar as primeiras desistências ao nível dos pilotos da frente, onde se destaca a desistência de Carlos Valentim (Ford Escorth RS Cosworth), de Jaime Almeida (Ford Escorth RS Cosworth) e ainda de Eduardo Silva (BMW E36).
Daniel Nunes soma mais uma vitória nesta PEC e assim passa para a vice liderança quando se dá a pausa para almoço com uma ligeira desvantagem de 0,55s para o primeiro classificado que era José Merceano (BMW 325 IX) que conseguiu o segundo tempo na especial. Ainda nesta especial é de destacar o terceiro para Ricardo Teodósio e o quarto para Pedro Carmo.
Com isto, a prova foi para a pausa de almoço com uma luta muito renhida na frente da classificação geral e com uma grande indecisão sobre quem seria o vencedor ao final do dia.
Por volta das 15h30 recomeça o rali com a realização da 4ª PEC (terceira do dia), sendo que nesta as contas da classificação geral voltaram a ficar todas baralhadas. Ricardo Teodósio (Mitsubishi Evo IV) faz o melhor tempo ao conseguir uma vantagem de 5s sobre José Merceano (BMW 325 IX) e consegue assim anular praticamente a desvantagem que tinha na classificação geral. Nesta classificativa Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX) perde algum tempo e vê afastada de todo a possibilidade de lutar pelos lugares do pódio (um partida falhada logo na 2ª especial deu-lhe uma penalização de 10 segundos. Mais tarde o motor do Impreza também não colaborou e voltou a ter nova penalização). Quanto a Daniel Nunes (Mitsubishi Evo VI) que até então vinha dominando as especiais de domingo, faz o seu pior tempo até então e não consegue ultrapassar a concorrência, deixando a decisão por completo para a última especial da prova.
A última especial da prova começou já a tarde ía avançada, tendo o atraso sido provocado pelo problema que existiu com a viatura de Paulo Gonçalves (Peugeot 205) que incendiou-se no decorrer da penúltima especial. Não obstante o atraso verificado, a expectativa era grande para se ficar a saber quem iria levar a prova de vencida.
Ricardo Teodósio era o primeiro piloto a ir para a estrada e conseguiu rubricar o melhor tempo na especial, relegando para a segunda posição José Merceano a 5,08s e para o terceiro posto António Nunes.
Daniel Nunes que estava a lutar pela vitória viu a transmissão do seu Mistubishi falhar no momento em se preparava para iniciar a última especial.
Assim, a vitoria final na prova foi para a dupla algarvia formada por Ricardo Teodósio e Fernando Miguel (Mitsubishi Evo IV) que terminou o rali com uma vantagem de 4,16s sobre o segundo classificado que foi José Merceano (BMW 325 IX) e, uma vantagem de 47,97s sobre o terceiro classificado que foi António Nunes em Mitsubishi Evo V.
No quarto posto da geral ficou o algarvio João Correia (Mitsubishi Carisma Evo VI)que sendo o último na estrada, também fez a sua estreia em Cheganças sendo a sua segunda prova com um 4x4. Bem ajudado por Pedro Conde, Correia teve diversos bons registos, efectundo uma prova muito positiva.Na quinta posição ficou o sempre espectacular Fernando Marques em Peugeot 205 que assim se assumiu como o primeiro veículo que não tinha tracção total e venceu a classificação da tracção dianteira.
No sexto posto ficou Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX), na sétima posição ficou Gilberto Costa (Golf) e no 8º posto ficou João Neves (Mazda 323).
A fechar o top 10 ficou Rui Coimbra (VW Golf GT) na 9ª posição - (mais um algarvio) que se não fossem os dois futuros bem poderia ter vencido as duas rodas motrizes - e Daniel Ferreira (BMW 325 IX) no 10º posto. De realçar também que o primeiro classificado da tracção traseira foi Pedro Catarino (Ford Sierra) que conseguiu o 19º lugar na classificação geral.
Ainda sobre esta prova há que destacar a boa lista de inscritos, tanto em quantidade como em qualidade, e o bom espectáculo que foi proporcionado ao muito público que se deslocou até às imediações da localidade de Cheganças para assistir à prova.
Os resultados da comitiva algarvia são:
1º Ricardo Teodósio / Fernando Miguel - Mitsubishi Lancer EVO 6
4º João Correia / Pedro Conde - Mitsubishi Carisma GT EVO 6
9º Rui Coimbra / José Martins - VW Golf GTi (3ºs dos carros de tracção frente)
15º Márcio Marreiros / Paulo Costa - Mitsubishi Lancer EVO 6
22º Luis Reis / Pedro Arroja - Renault 11 Turbo
23º Jaime Falcão / Guida Pontifice - Rover 114GTi
Desistência - Renato Leria / Ana Santos - Opel Corsa, após a 2ª especial
modificado de supermotores, pregoafundo e ralisonline.
Após uma luta renhida pela vitória na prova de Cheganças, a dupla formada por Ricardo Teodósio e Fernando Miguel em Mitsubishi Evo IV levou de vencida a prova, relegando a dupla formada por José Merceano e Francisco Pereira (BMW 325 IX) para a segunda posição. A encerrar o pódio ficou a dupla formada por António Nunes e Rui Marques em Mitsubishi Evo V).
A prova teve início na noite de sábado com a realização de uma super especial nocturna que permitiu um aproximar entre o público e as máquinas. A super especial foi disputada, em alcatrão, no interior da vila de Alenquer e foi vencida por Ricardo Teodósio com uma vantagem de 0,75s sobre o segundo classificado que foi José Merceano e, uma vantagem de 1,93s sobre o terceiro tempo que foi para Carlos Valentim (Ford Escorth RS Cosworth).
Ainda sobre a super especial nocturna há que realçar o bom espectáculo proporcionado pelos diversos pilotos e ainda o muito público que afluiu até ao local.
Após este pequeno aperitivo nocturno, a prova prosseguiu, no domingo pela manhã, com a realização da 2ª e 3ª especial.
A primeira especial de domingo foi ganha pelo jovem Daniel Nunes (Mitsubishi Lancer Evo VI) que apresentou-se com um andamento muito elevado e a querer recuperar o tempo que tinha perdido na noite devido a alguns problemas com a transmissão. O segundo tempo na especial foi para Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX) ao fazer mais 7,45s que Daniel Nunes. O piloto do Subaru também demonstrava que queria recuperar o tempo perdido na noite anterior devido a uma penalização de 10s por falsa partida.
Na terceira posição da especial ficou José Merceano e no quarto lugar ficou Ricardo Teodósio. Como Ricardo Teodósio perde, nesta PEC, cerca de 4s para José Merceano, este último assume a liderança da prova.
Ao passarmos para a segunda especial do dia, começaram-se a verificar as primeiras desistências ao nível dos pilotos da frente, onde se destaca a desistência de Carlos Valentim (Ford Escorth RS Cosworth), de Jaime Almeida (Ford Escorth RS Cosworth) e ainda de Eduardo Silva (BMW E36).
Daniel Nunes soma mais uma vitória nesta PEC e assim passa para a vice liderança quando se dá a pausa para almoço com uma ligeira desvantagem de 0,55s para o primeiro classificado que era José Merceano (BMW 325 IX) que conseguiu o segundo tempo na especial. Ainda nesta especial é de destacar o terceiro para Ricardo Teodósio e o quarto para Pedro Carmo.
Com isto, a prova foi para a pausa de almoço com uma luta muito renhida na frente da classificação geral e com uma grande indecisão sobre quem seria o vencedor ao final do dia.
Por volta das 15h30 recomeça o rali com a realização da 4ª PEC (terceira do dia), sendo que nesta as contas da classificação geral voltaram a ficar todas baralhadas. Ricardo Teodósio (Mitsubishi Evo IV) faz o melhor tempo ao conseguir uma vantagem de 5s sobre José Merceano (BMW 325 IX) e consegue assim anular praticamente a desvantagem que tinha na classificação geral. Nesta classificativa Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX) perde algum tempo e vê afastada de todo a possibilidade de lutar pelos lugares do pódio (um partida falhada logo na 2ª especial deu-lhe uma penalização de 10 segundos. Mais tarde o motor do Impreza também não colaborou e voltou a ter nova penalização). Quanto a Daniel Nunes (Mitsubishi Evo VI) que até então vinha dominando as especiais de domingo, faz o seu pior tempo até então e não consegue ultrapassar a concorrência, deixando a decisão por completo para a última especial da prova.
A última especial da prova começou já a tarde ía avançada, tendo o atraso sido provocado pelo problema que existiu com a viatura de Paulo Gonçalves (Peugeot 205) que incendiou-se no decorrer da penúltima especial. Não obstante o atraso verificado, a expectativa era grande para se ficar a saber quem iria levar a prova de vencida.
Ricardo Teodósio era o primeiro piloto a ir para a estrada e conseguiu rubricar o melhor tempo na especial, relegando para a segunda posição José Merceano a 5,08s e para o terceiro posto António Nunes.
Daniel Nunes que estava a lutar pela vitória viu a transmissão do seu Mistubishi falhar no momento em se preparava para iniciar a última especial.
Assim, a vitoria final na prova foi para a dupla algarvia formada por Ricardo Teodósio e Fernando Miguel (Mitsubishi Evo IV) que terminou o rali com uma vantagem de 4,16s sobre o segundo classificado que foi José Merceano (BMW 325 IX) e, uma vantagem de 47,97s sobre o terceiro classificado que foi António Nunes em Mitsubishi Evo V.
No quarto posto da geral ficou o algarvio João Correia (Mitsubishi Carisma Evo VI)que sendo o último na estrada, também fez a sua estreia em Cheganças sendo a sua segunda prova com um 4x4. Bem ajudado por Pedro Conde, Correia teve diversos bons registos, efectundo uma prova muito positiva.Na quinta posição ficou o sempre espectacular Fernando Marques em Peugeot 205 que assim se assumiu como o primeiro veículo que não tinha tracção total e venceu a classificação da tracção dianteira.
No sexto posto ficou Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX), na sétima posição ficou Gilberto Costa (Golf) e no 8º posto ficou João Neves (Mazda 323).
A fechar o top 10 ficou Rui Coimbra (VW Golf GT) na 9ª posição - (mais um algarvio) que se não fossem os dois futuros bem poderia ter vencido as duas rodas motrizes - e Daniel Ferreira (BMW 325 IX) no 10º posto. De realçar também que o primeiro classificado da tracção traseira foi Pedro Catarino (Ford Sierra) que conseguiu o 19º lugar na classificação geral.
Ainda sobre esta prova há que destacar a boa lista de inscritos, tanto em quantidade como em qualidade, e o bom espectáculo que foi proporcionado ao muito público que se deslocou até às imediações da localidade de Cheganças para assistir à prova.
Os resultados da comitiva algarvia são:
1º Ricardo Teodósio / Fernando Miguel - Mitsubishi Lancer EVO 6
4º João Correia / Pedro Conde - Mitsubishi Carisma GT EVO 6
9º Rui Coimbra / José Martins - VW Golf GTi (3ºs dos carros de tracção frente)
15º Márcio Marreiros / Paulo Costa - Mitsubishi Lancer EVO 6
22º Luis Reis / Pedro Arroja - Renault 11 Turbo
23º Jaime Falcão / Guida Pontifice - Rover 114GTi
Desistência - Renato Leria / Ana Santos - Opel Corsa, após a 2ª especial
modificado de supermotores, pregoafundo e ralisonline.
Sem comentários:
Enviar um comentário