Tudo a postos para a primeira edição do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão- Marrakech: depois de um intenso período de preparação deste arrojado projecto, as 20 horas do próximo sábado, dia 5 de Junho, marcarão o arranque oficial da competição, no sempre atraente e cosmopolita cenário dos Jardins do Casino do Estoril.
Pela frente, os concorrentes terão 3872,65 Km de percurso com 8 etapas e 10 sectores selectivos, que totalizarão 1794,46 Km, num duro e exigente desafio a máquinas e pilotos, em situações tão diferentes como as classificativas corridas em solo nacional ou as especiais disputadas nas pistas de terra marroquinas.
Na verdade, os participantes começarão a encontrar as primeiras dificuldades ao longo de três dias pelas estradas do Alentejo e do Algarve, que já demonstraram a sua elevada competitividade, para terem depois pela frente cinco etapas de contrastes, onde se conjugam vários cenários que incluem as melhores pistas de Marrocos, com passagem em areia, planaltos, montanhas e rios secos.
Por tudo isto, esta primeira edição do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão- Marrakech promete constituir um grande sucesso, como refere Orlando Romana, director do evento: "Temos de convir que se tratou de um projecto ambicioso, para mais numa conjuntura económica difícil. No entanto, creio que estão reunidas todas as condições para que a prova tenha um saldo altamente positivo, quer em termos de organização quer a nível desportivo, numa primeira edição em que logicamente iremos colher uma experiência preciosa para as edições seguintes. E se nos carros temos os principais protagonistas dos campeonatos, nas motos conseguimos uma lista de inscritos que prima essencialmente pela qualidade, com a presença das maiores referências internacionais das duas rodas neste tipo de competição."
Recorde-se que a prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) é válida para a Taça do Mundo FIA de Ralis Todo-o-Terreno, Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno e Desafio ELF-Mazda. Em termos das competições nacionais, será estabelecida uma classificação no final do quinto sector selectivo, que determinará as pontuações para ambas as classificações.
O Rally TT Vodafone Estoril-Portimão- Marrakech recebeu 75 inscrições nas suas duas categorias - autos e motos - o que representa um excelente indicador da aceitação que esta competição recebeu por parte dos pilotos e equipas. Este total reparte-se por três sectores: evento internacional, com 48 concorrentes inscritos, evento nacional, com 10 equipas e motos, com 17 pilotos.
Em termos de automóveis, será interessante verificar o que poderá fazer o actual líder da Taça do Mundo, o russo Leonid Novitskiy, face aos melhores pilotos nacionais e mais experientes nas nossas classificativas. Por outro lado, será evidente a vantagem dos pilotos nacionais com experiência internacional nas pistas de Marrocos, situação que poderá ditar a sua lei em termos de resultados finais. Destaque ainda para a presença do francês Eric Vigouroux, aos comandos de uma espectacular pick-up Chevrolet.
Nas motos, a prova promete um intenso duelo luso-francês, com os experientes Cyril Despres (várias vezes vencedor do Dakar) e David Casteu (vencedor da Dakar Series em 2008) a medirem forças com nomes como Hélder Rodrigues, Ruben Faria, Paulo Gonçalves, Mário Patrão e Bianchi Prata. A este propósito, Despres referiu: "Esta será a segunda competição mais importante do ano, a seguir ao Dakar, e terei ao meu lado o Ruben Faria, meu companheiro de equipa. É um rali com diversos tipos de especiais, mais técnicas em Portugal e mais rápidas em Marrocos. Vou tentar não perder muito tempo com as nossas KTM 690 Rally nos troços portugueses para poder chegar ao comando nas pistas marroquinas. Resta saber como recuperarei da prova da Sardenha, que termina seis dias antes do rali português ir para a estrada, mas estou muito contente por voltar a Portugal."
Autor: Ricardo Batista, no Supermotores
Pela frente, os concorrentes terão 3872,65 Km de percurso com 8 etapas e 10 sectores selectivos, que totalizarão 1794,46 Km, num duro e exigente desafio a máquinas e pilotos, em situações tão diferentes como as classificativas corridas em solo nacional ou as especiais disputadas nas pistas de terra marroquinas.
Na verdade, os participantes começarão a encontrar as primeiras dificuldades ao longo de três dias pelas estradas do Alentejo e do Algarve, que já demonstraram a sua elevada competitividade, para terem depois pela frente cinco etapas de contrastes, onde se conjugam vários cenários que incluem as melhores pistas de Marrocos, com passagem em areia, planaltos, montanhas e rios secos.
Por tudo isto, esta primeira edição do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão- Marrakech promete constituir um grande sucesso, como refere Orlando Romana, director do evento: "Temos de convir que se tratou de um projecto ambicioso, para mais numa conjuntura económica difícil. No entanto, creio que estão reunidas todas as condições para que a prova tenha um saldo altamente positivo, quer em termos de organização quer a nível desportivo, numa primeira edição em que logicamente iremos colher uma experiência preciosa para as edições seguintes. E se nos carros temos os principais protagonistas dos campeonatos, nas motos conseguimos uma lista de inscritos que prima essencialmente pela qualidade, com a presença das maiores referências internacionais das duas rodas neste tipo de competição."
Recorde-se que a prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) é válida para a Taça do Mundo FIA de Ralis Todo-o-Terreno, Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno e Desafio ELF-Mazda. Em termos das competições nacionais, será estabelecida uma classificação no final do quinto sector selectivo, que determinará as pontuações para ambas as classificações.
O Rally TT Vodafone Estoril-Portimão- Marrakech recebeu 75 inscrições nas suas duas categorias - autos e motos - o que representa um excelente indicador da aceitação que esta competição recebeu por parte dos pilotos e equipas. Este total reparte-se por três sectores: evento internacional, com 48 concorrentes inscritos, evento nacional, com 10 equipas e motos, com 17 pilotos.
Em termos de automóveis, será interessante verificar o que poderá fazer o actual líder da Taça do Mundo, o russo Leonid Novitskiy, face aos melhores pilotos nacionais e mais experientes nas nossas classificativas. Por outro lado, será evidente a vantagem dos pilotos nacionais com experiência internacional nas pistas de Marrocos, situação que poderá ditar a sua lei em termos de resultados finais. Destaque ainda para a presença do francês Eric Vigouroux, aos comandos de uma espectacular pick-up Chevrolet.
Nas motos, a prova promete um intenso duelo luso-francês, com os experientes Cyril Despres (várias vezes vencedor do Dakar) e David Casteu (vencedor da Dakar Series em 2008) a medirem forças com nomes como Hélder Rodrigues, Ruben Faria, Paulo Gonçalves, Mário Patrão e Bianchi Prata. A este propósito, Despres referiu: "Esta será a segunda competição mais importante do ano, a seguir ao Dakar, e terei ao meu lado o Ruben Faria, meu companheiro de equipa. É um rali com diversos tipos de especiais, mais técnicas em Portugal e mais rápidas em Marrocos. Vou tentar não perder muito tempo com as nossas KTM 690 Rally nos troços portugueses para poder chegar ao comando nas pistas marroquinas. Resta saber como recuperarei da prova da Sardenha, que termina seis dias antes do rali português ir para a estrada, mas estou muito contente por voltar a Portugal."
Autor: Ricardo Batista, no Supermotores
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