Dia em grande para Filipe Campos e Jaime Baptista na segunda etapa do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech, prova pontuável para a Taça do Mundo da especialidade e Campeonato de Portugal. Aliás, a dupla do BMW X3CC está, de facto, em destaque nas contas nacionais, pois lideram a prova do Automóvel Club de Portugal à geral e, de permeio, pontuam ao máximo nas contas nacionais.
Com pouco mais de 200 quilómetros ao cronómetro, o piloto do Porto foi mais forte em todos os pontos de passagem, fosse em Odelouca (188,8 km) ou no pequeno troço de Portimão (14,7 km). No final deste segundo dia de prova, Campos reforçou a liderança e, em termos nacionais, viu ainda o seu adversário directo Miguel Barbosa (Mitsubishi Lancer Turbo), actual líder do campeonato, ficar pelo caminho com problemas de motor – estando a tentar regressar à prova amanhã.
“Dia muito positivo para nós. O carro não teve qualquer problema e a navegação do Jaime (Baptista) foi essencial para imprimirmos um ritmo forte ao longo de todo o sector selectivo da manhã. Estamos muito satisfeitos com este resultado, sobretudo no que diz respeito ao Campeonato de Portugal”, referiu, no final.
Terceiro ontem, Hélder Oliveira (Nissan Pathfinder) ascendeu hoje ao segundo posto à geral, com o piloto de Barcelos a efectuar os mais de 200 quilómetros dos dois sectores selectivos com pneus usados. “Foi um dia duro, mas proveitoso para nós. Corremos com pneus usados e ainda perdemos algum tempo no pó de Eric Van Loon, até que o holandês falhou um cruzamento e consegui passar para a sua frente”, resumiu Hélder Oliveira.
Ainda no pódio, Eric Van Loon (Mitsubishi Lancer Turbo) conseguiu manter o andamento mais vivo evidenciado ontem. Aliás, o holandês não poupa elogios à mecânica do Mitsubishi para explicar o actual resultado. “Na Holanda, é difícil fazer sectores selectivos desde com mais de 4 quilómetros, quando mais 200! Cometi alguns exageros, falhando alguns cruzamentos, mas apenas porque o carro é tão bom e rápido que quando chego ao local para virar… vou em frente!”, explicou.
Leonid Novitskiy, que ontem contou com a ajuda de Ricardo Leal dos Santos para sair de uma zona arenosa com o seu BMW X3CC, ascendeu ao quarto lugar, num dia “em que fiz cerca de 80 quilómetros no pó de Bernardo Moniz da Maia”.
Quinto à geral, Ricardo Leal dos Santos continua a aguardar pela entrada em África para poder tirar partido das características do X5. Hoje, a mecânica não esteve a 100%: “Fiquei sem travões a 50 quilómetros do fim, com o BMW a não travar à direita (frente) e esquerda (atrás)! O problema era tal que na ligação, ia ficando numa betoneira…”.
Bernardo Moniz da Maia ocupa o sexto lugar à geral, na frente de Eric Vigouroux – pouco à vontade em percurso sinuoso e técnico devido às dimensões do Chevrolet Silverado –, José Dinis Lucas, Mário Dinis Lucas – líder na categoria T2 – e da mais jovem dupla em prova, Ricardo e Manuel Porém, segundos T2.
Amanhã, adeus a Portugal e partida para Nador. Antes, ainda, uma especial com pouco mais de 100 quilómetros (08h35).
Classificação
Pos. Equipa Carro Tempo
1º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC 5h08m17s
2º Hélder Oliveira/José Marques Nissan Pathfinder a 12m12s
3º Eric Van Loon/Eric Verhoef Mitsubishi Lancer a 15m31s
4º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC a 23m03s
5º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 26m26s
in site oficial da prova
“Dia muito positivo para nós. O carro não teve qualquer problema e a navegação do Jaime (Baptista) foi essencial para imprimirmos um ritmo forte ao longo de todo o sector selectivo da manhã. Estamos muito satisfeitos com este resultado, sobretudo no que diz respeito ao Campeonato de Portugal”, referiu, no final.
Terceiro ontem, Hélder Oliveira (Nissan Pathfinder) ascendeu hoje ao segundo posto à geral, com o piloto de Barcelos a efectuar os mais de 200 quilómetros dos dois sectores selectivos com pneus usados. “Foi um dia duro, mas proveitoso para nós. Corremos com pneus usados e ainda perdemos algum tempo no pó de Eric Van Loon, até que o holandês falhou um cruzamento e consegui passar para a sua frente”, resumiu Hélder Oliveira.
Ainda no pódio, Eric Van Loon (Mitsubishi Lancer Turbo) conseguiu manter o andamento mais vivo evidenciado ontem. Aliás, o holandês não poupa elogios à mecânica do Mitsubishi para explicar o actual resultado. “Na Holanda, é difícil fazer sectores selectivos desde com mais de 4 quilómetros, quando mais 200! Cometi alguns exageros, falhando alguns cruzamentos, mas apenas porque o carro é tão bom e rápido que quando chego ao local para virar… vou em frente!”, explicou.
Leonid Novitskiy, que ontem contou com a ajuda de Ricardo Leal dos Santos para sair de uma zona arenosa com o seu BMW X3CC, ascendeu ao quarto lugar, num dia “em que fiz cerca de 80 quilómetros no pó de Bernardo Moniz da Maia”.
Quinto à geral, Ricardo Leal dos Santos continua a aguardar pela entrada em África para poder tirar partido das características do X5. Hoje, a mecânica não esteve a 100%: “Fiquei sem travões a 50 quilómetros do fim, com o BMW a não travar à direita (frente) e esquerda (atrás)! O problema era tal que na ligação, ia ficando numa betoneira…”.
Bernardo Moniz da Maia ocupa o sexto lugar à geral, na frente de Eric Vigouroux – pouco à vontade em percurso sinuoso e técnico devido às dimensões do Chevrolet Silverado –, José Dinis Lucas, Mário Dinis Lucas – líder na categoria T2 – e da mais jovem dupla em prova, Ricardo e Manuel Porém, segundos T2.
Amanhã, adeus a Portugal e partida para Nador. Antes, ainda, uma especial com pouco mais de 100 quilómetros (08h35).
Classificação
Pos. Equipa Carro Tempo
1º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC 5h08m17s
2º Hélder Oliveira/José Marques Nissan Pathfinder a 12m12s
3º Eric Van Loon/Eric Verhoef Mitsubishi Lancer a 15m31s
4º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC a 23m03s
5º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 26m26s
in site oficial da prova
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