Com mais de 300 carros históricos de 12 categorias, o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, irá acolher o seu II Historic Festival de 15 a 17 de outubro que já se confirma o maior de sempre.
Com mais de 20% de participantes que em 2009, as suas 14 corridas terão grelhas de partida cheias, garantindo ainda maior espectáculo. Entre elas estarão categorias estreantes em Portugal, como a Fórmula 500, o berço de todas as fórmulas modernas, na qual, por exemplo, Sir Stirling Moss e Mike Hawthorn despontaram para o estrelato.
A corrida de resistência de duas horas para carros de sport dos anos 1950 – “Stirling Moss Trophy” – também já tem um plantel recorde, bem como a corrida de hora e meia para dois Gentleman Drivers com GT pré-66 e Sport pré-63, em que concorrentes portugueses já se inscreveram.
Os Fórmula 1 Históricos virão a Portimão pela primeira vez, para a última corrida do Campeonato do Mundo FIA deste ano. Com três provas ainda por disputar, o britânico Bobby Verdon-Roe, actual Campeão Mundial em título, cuja equipa está baseada em Palmela, lidera a classificação com o seu McLaren M26 na frente do compatriota Peter Meyrick, do norte-americano John Delane e do catalão Joaquin Folch. Como já aconteceu, o título poderá ser decidido em Portugal.
O troféu U2TC – Turismos pré-66 – também já têm um “grid” repleto, depois das corridas que tiveram em Dijon, Monza e Silverstone. Os duelos dos Lotus Cortina com os Alfas não ficaram atrás das lutas entre os Mustangs, Galaxies e BMW da categoria acima dos dois litros. A corrida dos Turismos e Protos 70 dos Masters para carros com pneus slick irá novamente atrair pilotos portugueses com os seus carros do campeonato nacional de clássicos.
A Fórmula Júnior, os carros pré-guerra, e os Masters World Sports e Sports Racing completarão o maior e melhor plantel jamais visto na Península Ibérica num dos maiores Historic Festivals da Europa.
Concorrentes portugueses e espanhóis
Embora a esmagadora maioria dos concorrentes a estas provas seja de estrangeiros (mais de 20 nacionalidades), sobretudo britânicos, os pilotos portugueses têm de novo excelente oportunidade de convívio e disputa com a elite do automobilismo histórico de todo o mundo.
Os concorrentes nacionais e espanhóis devem contactar os coordenadores de cada categoria para se inscreverem, beneficiando dos mesmos apoios de alojamento em hotéis de 4 estrelas que os organizadores dão aos demais inscritos estrangeiros.
Desfiles beneficentes
Além da competição, este Algarve Historic Festival terá de novo desfiles temáticos com carácter beneficente em que todos os participantes doarão um valor para uma instituição beneficente.
Comemorando os 75 anos das marcas, o AIA terá desfiles para Aston Martin e Jaguar, nos quais muitos colecionadores ingleses já se inscreveram.
O habitual desfile Ferrari e Maserati mostrará de novo aos espectadores os carros de sonho italianos.
Superprix com os Grupo C Le Mans
Duas semanas depois – 29/31 de Outubro – o AIA terá de novo uma grande atracão histórica – a estreia dos Grupo C (carros das 24h de Le Mans dos anos 1980) na pista algarvia.
Isto e mais três categorias, entre as quais outra estreia: o EuroBoss, carros de F1, Fórmula Indy e F3000.
retirado de TestDrive
A corrida de resistência de duas horas para carros de sport dos anos 1950 – “Stirling Moss Trophy” – também já tem um plantel recorde, bem como a corrida de hora e meia para dois Gentleman Drivers com GT pré-66 e Sport pré-63, em que concorrentes portugueses já se inscreveram.
Os Fórmula 1 Históricos virão a Portimão pela primeira vez, para a última corrida do Campeonato do Mundo FIA deste ano. Com três provas ainda por disputar, o britânico Bobby Verdon-Roe, actual Campeão Mundial em título, cuja equipa está baseada em Palmela, lidera a classificação com o seu McLaren M26 na frente do compatriota Peter Meyrick, do norte-americano John Delane e do catalão Joaquin Folch. Como já aconteceu, o título poderá ser decidido em Portugal.
O troféu U2TC – Turismos pré-66 – também já têm um “grid” repleto, depois das corridas que tiveram em Dijon, Monza e Silverstone. Os duelos dos Lotus Cortina com os Alfas não ficaram atrás das lutas entre os Mustangs, Galaxies e BMW da categoria acima dos dois litros. A corrida dos Turismos e Protos 70 dos Masters para carros com pneus slick irá novamente atrair pilotos portugueses com os seus carros do campeonato nacional de clássicos.
A Fórmula Júnior, os carros pré-guerra, e os Masters World Sports e Sports Racing completarão o maior e melhor plantel jamais visto na Península Ibérica num dos maiores Historic Festivals da Europa.
Concorrentes portugueses e espanhóis
Embora a esmagadora maioria dos concorrentes a estas provas seja de estrangeiros (mais de 20 nacionalidades), sobretudo britânicos, os pilotos portugueses têm de novo excelente oportunidade de convívio e disputa com a elite do automobilismo histórico de todo o mundo.
Os concorrentes nacionais e espanhóis devem contactar os coordenadores de cada categoria para se inscreverem, beneficiando dos mesmos apoios de alojamento em hotéis de 4 estrelas que os organizadores dão aos demais inscritos estrangeiros.
Desfiles beneficentes
Além da competição, este Algarve Historic Festival terá de novo desfiles temáticos com carácter beneficente em que todos os participantes doarão um valor para uma instituição beneficente.
Comemorando os 75 anos das marcas, o AIA terá desfiles para Aston Martin e Jaguar, nos quais muitos colecionadores ingleses já se inscreveram.
O habitual desfile Ferrari e Maserati mostrará de novo aos espectadores os carros de sonho italianos.
Superprix com os Grupo C Le Mans
Duas semanas depois – 29/31 de Outubro – o AIA terá de novo uma grande atracão histórica – a estreia dos Grupo C (carros das 24h de Le Mans dos anos 1980) na pista algarvia.
Isto e mais três categorias, entre as quais outra estreia: o EuroBoss, carros de F1, Fórmula Indy e F3000.
retirado de TestDrive
1 comentário:
Bom dia!
Aqui está um excelente evento ao qual não me importava nada de assistir. O programa parece ser muito bom!
Grande abraço.
Enviar um comentário