Freddy Loix já havia dito que vinha à Madeira para vencer, sustentando essa sua ambição com o facto de chegar à prova sem pressões no campeonato. E no cômputo geral do primeiro dia do Rali Vinho Madeira, o piloto belga do Skoda Fabia S2000 deu expressão a essa sua intenção, terminando o dia com uma vantagem de 21,1 segundos sobre Kris Meeke.
Mas esta primeira etapa do rali esteve longe de ser monótona. Na verdade, foram muitas as atribulações e incidentes que marcaram o dia. Desde logo, pelo despiste de Bruno Magalhães logo na segunda especial do dia, sendo forçado a abandonar. O piloto do Peugeot 207 S2000 vinha a forçar o seu andamento depois de um furo na especial inaugural e acabou por sair de estrada sem travões no seu carro. Com o seu abandono prematuro, perdeu-se um dos maiores favoritos ao triunfo da prova.
Na frente do rali, a luta parecia resumir-se a Luca Rossetti e Freddy Loix. O piloto italiano surpreendeu ao ser bastante rápido enquanto esteve em prova (praticamente todo o dia), ainda para mais com um carro que já começa a estar bastante datado em relação à sua concorrência, em especial se atentarmos que os Skoda Fabia S2000 receberam recentemente a sua segunda evolução. No entanto, quando tinha o segundo posto seguro e ainda visava lutar pela vitória, na medida em que estava a cerca de sete segundos do belga, um violento despiste colocou um ponto final prematuro na participação de Rossetti. Além disso, o seu navegador, Matteo Chiarcossi teve de receber assistência médica, não se sabendo ainda grandes detalhes acerca do seu estado de saúde.
Mas Freddy Loix esteve verdadeiramente imbatível ao longo de todo o dia, não cometendo o mínimo deslize numa prova que já colheu muitas 'vítimas'. No total, Loix arrebatou o melhor tempo em sete das 13 especiais do dia, colocando em evidência o seu andamento bastante forte. No total, o belga terminou o primeiro dia com 21,1 segundos de vantagem sobre Kris Meeke, que ocupa o segundo posto.
"Amanhã será mais um dia de luta porque ainda há muito rali. É uma pena que o duelo com o Luca tenha acabado desta forma", referiu Loix no final do dia, lamentando o final da sua luta com o italiano.
Meeke, por sua vez, voltou a adotar um ritmo consistente, embora o piloto britânico se tenha queixado novamente de que os Peugeot estão em ligeira inferioridade, não conseguindo igualar os tempos dos Skoda. O campeão da competição referiu no final do dia que estava "a guiar no limite, o carro está um pouco melhor, mas fiz o que pude nestas duas últimas especiais".
A confirmar os receios de Meeke, Jan Kopecký aproximou-se cada vez mais do segundo posto, acabando o primeiro dia a apenas 1,1 segundos de distância do britânico, pelo que o segundo dia deverá trazer grande luta pelo lugar intermédio do pódio. Juho Hanninen, algo prejudicado pelos mau tempo realizado no troço em que Rossetti bateu, está a quase um minuto no quarto posto.
Miguel Nunes firme no top 5
Miguel Nunes é o melhor dos portugueses e também o líder do campeonato madeirense, com o piloto do Peugeot 207 S2000 a mostrar um ritmo bastante competitivo, conseguindo mesmo bater-se com os melhores do IRC. Vítor Sá, melhor dos pilotos do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), ocupa o sexto posto, embora já a mais de 20 segundos de Nunes, com Vítor Sá a confessar que tem dado o seu melhor. Rui Pinto é o sétimo, logo na frente de Filipe Freitas, com estes dois a manterem uma longa batalha ao longo de todo este dia. João Magalhães, também não está muito longe, ocupando o nono posto, ao passo que Ricardo Moura, encerra o leque dos dez melhores. De notar que entre os dez primeiros, há seis pilotos madeirenses, mostrando que conhecer as estradas locais é mesmo uma vantagem.
Bernardo Sousa e Miguel Campos, ambos em Ford Fiesta S2000, também já não estão em prova, desistindo com problemas mecânicos nos seus respetivos carros. Luís Serrado despistou-se na última especial e obrigou ao anulamento da especial para os pilotos que haviam saído para a estrada após Serrado. Apesar de não terem sofrido qualquer tipo de lesão, o posicionamento do Peugeot 206 não permitiu a passagem competitiva dos restantes pilotos.
retirado de Autosport
Na frente do rali, a luta parecia resumir-se a Luca Rossetti e Freddy Loix. O piloto italiano surpreendeu ao ser bastante rápido enquanto esteve em prova (praticamente todo o dia), ainda para mais com um carro que já começa a estar bastante datado em relação à sua concorrência, em especial se atentarmos que os Skoda Fabia S2000 receberam recentemente a sua segunda evolução. No entanto, quando tinha o segundo posto seguro e ainda visava lutar pela vitória, na medida em que estava a cerca de sete segundos do belga, um violento despiste colocou um ponto final prematuro na participação de Rossetti. Além disso, o seu navegador, Matteo Chiarcossi teve de receber assistência médica, não se sabendo ainda grandes detalhes acerca do seu estado de saúde.
Mas Freddy Loix esteve verdadeiramente imbatível ao longo de todo o dia, não cometendo o mínimo deslize numa prova que já colheu muitas 'vítimas'. No total, Loix arrebatou o melhor tempo em sete das 13 especiais do dia, colocando em evidência o seu andamento bastante forte. No total, o belga terminou o primeiro dia com 21,1 segundos de vantagem sobre Kris Meeke, que ocupa o segundo posto.
"Amanhã será mais um dia de luta porque ainda há muito rali. É uma pena que o duelo com o Luca tenha acabado desta forma", referiu Loix no final do dia, lamentando o final da sua luta com o italiano.
Meeke, por sua vez, voltou a adotar um ritmo consistente, embora o piloto britânico se tenha queixado novamente de que os Peugeot estão em ligeira inferioridade, não conseguindo igualar os tempos dos Skoda. O campeão da competição referiu no final do dia que estava "a guiar no limite, o carro está um pouco melhor, mas fiz o que pude nestas duas últimas especiais".
A confirmar os receios de Meeke, Jan Kopecký aproximou-se cada vez mais do segundo posto, acabando o primeiro dia a apenas 1,1 segundos de distância do britânico, pelo que o segundo dia deverá trazer grande luta pelo lugar intermédio do pódio. Juho Hanninen, algo prejudicado pelos mau tempo realizado no troço em que Rossetti bateu, está a quase um minuto no quarto posto.
Miguel Nunes firme no top 5
Miguel Nunes é o melhor dos portugueses e também o líder do campeonato madeirense, com o piloto do Peugeot 207 S2000 a mostrar um ritmo bastante competitivo, conseguindo mesmo bater-se com os melhores do IRC. Vítor Sá, melhor dos pilotos do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), ocupa o sexto posto, embora já a mais de 20 segundos de Nunes, com Vítor Sá a confessar que tem dado o seu melhor. Rui Pinto é o sétimo, logo na frente de Filipe Freitas, com estes dois a manterem uma longa batalha ao longo de todo este dia. João Magalhães, também não está muito longe, ocupando o nono posto, ao passo que Ricardo Moura, encerra o leque dos dez melhores. De notar que entre os dez primeiros, há seis pilotos madeirenses, mostrando que conhecer as estradas locais é mesmo uma vantagem.
Bernardo Sousa e Miguel Campos, ambos em Ford Fiesta S2000, também já não estão em prova, desistindo com problemas mecânicos nos seus respetivos carros. Luís Serrado despistou-se na última especial e obrigou ao anulamento da especial para os pilotos que haviam saído para a estrada após Serrado. Apesar de não terem sofrido qualquer tipo de lesão, o posicionamento do Peugeot 206 não permitiu a passagem competitiva dos restantes pilotos.
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