sábado, agosto 7

Loix vence em prova marcada pelo domínio da Skoda


Demonstrando uma superioridade que poucos seriam capazes de prever, Freddy Loix levou de vencida o Rali Vinho Madeira, depois de uma prova em que os Skoda Fabia S2000 monopolizaram os três lugares do pódio.

Loix chegou à Madeira convicto de que o facto de não ter pressões ao nível da tabela pontual seria um ponto a seu favor e ao longo dos dois dias de prova foi demonstrando isso mesmo, curiosamente com outro piloto que também não tem marcado presença no Intercontinental Rally Challenge (IRC), Luca Roseetti, num datado Abarth Grande Punto S2000. No entanto, a réplica do italiano terminou no final do dia de ontem, com o seu despiste violento, deixando Loix na frente rumo a um triunfo que se adivinhava fácil.

E tudo a Skoda levou...

Efetivamente, ao longo do dia de hoje, o belga foi ampliando a sua vantagem para os demais adversários, Kris Meeke e Jan Kopecký, em Peugeot 207 S2000 e Skoda Fabia S2000, respetivamente, que se iam digladiando entre si pelo segundo posto. O duelo terminou prematuramente, com o abandono do britânico a braços com problemas no motor do seu 207 S2000. Na frente ficavam os dois Skoda, adivinhando-se desde logo uma 'dobradinha' da marca checa. Mas o cenário ficaria ainda melhor para a Skoda.

Juho Hanninen, que ficou com o terceiro posto final, entrou na última secção atrás de Miguel Nunes, que ainda 'sonhou' ficar com o terceiro posto, mas o finlandês recompôs-se do seu toque (e consequente furo) na PE17 e ultrapassou o madeirense já no penúltimo troço da prova, naquele que era um dos únicos pontos de interesse dos quilómetros finais de prova.

Miguel Nunes quase no pódio

Para Miguel Nunes fica a honra de conseguir lutar com os pilotos habituais do IRC e de terminar à beira do pódio. Ainda que o seu quarto lugar também tenha sido motivado por alguns abandonos de outros pilotos mais relevantes, Nunes teve o mérito de não cometer qualquer erro e de estar onde era preciso, quase conquistando um pódio. Ainda assim, o piloto do Peugeot 207 S2000 cotou-se como o melhor representante da prova regional, o qual passa a liderar, batendo Vítor Sá. Este ficou com o quinto posto final, não conseguindo responder à maior toada adotada por Nunes no dia de hoje.

Contudo, e apesar de estar atrás de Nunes no campeonato regional, Sá conseguiu a pontuação máxima no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), ou seja 15 pontos, numa operação bastante importante para o campeonato. Filipe Freitas concluiu uma grande prova ao ficar no sexto posto final, conseguindo ser o melhor dos carros de Produção em prova, aproveitando o abandono de Rui Pinto na ultima especial da ronda matinal de hoje.

João Magalhães terminou no sétimo posto, mostrando um bom andamento ao longo de toda a prova, mantendo sempre a sua posição entre os dez primeiros. Depois de ontem ter visto Ricardo Moura vencer no Agrupamento de Produção nacional, Pedro Peres (que nunca havia competido nos troços madeirenses) reagiu hoje e cotou-se como o melhor dos pilotos da Produção, não dando hipóteses a Ricardo Moura, que foi o décimo. O açoriano, por seu turno, deverá sair da Madeira satisfeito com o resultado final, que o deixa mais perto do seu objetivo, que é vencer a sua categoria. Pelo meio dois pilotos ficou João Silva, que voltou a mostrar bastante competitividade ao volante do seu Renault Clio R3, cotando-se como o melhor dos pilotos ao volante de carros com duas rodas motrizes.

Regressado hoje ao abrigo do Superally, e com um Ford Fiesta S2000 longe do seu melhor, Bernardo Sousa partia empenhado em garantir alguns pontos para manter a sua segurança na liderança do CPR, acabando por consegui-lo parcialmente, na medida em que alcançou quatro pontos para a tabela. Na geral, fica com sete de vantagem sobre Vítor Pascoal, que também não teve um rali muito 'feliz'.

in Autosport

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