quarta-feira, agosto 25

O Rali de Portugal vinha para o Algarve em 2002...


Após a saída do Rali de Portugal do Campeonato do Mundo de 2001, o ACP rapidamente criou um plano para que a modalidade voltasse ao WRC o mais rápido possível. A solução passava pela ida para o Algarve. Em 2002 foi planeado e apresentado uma edição do rali em solo algarvio, mas tudo ficou adiado até 2005.


Numa das pesquisas diárias encontrei um registo histórico sobre o Rally de Portugal de 2002. Planeada a edição de 2002 para o Algarve, o certo é que a prova decorreu em Macedo de Cavaleiros. Só 3 anos depois é que a mudança para sul se concretizou.

O artigo é do João Costa, e foi colocando online no Autosport:

"Em Outubro, creio eu, saí a noticia de que o nosso rali iria sair do mundial. Depois da poeira assentar o ACP decidiu que o rali de 2002 iria ser no Algarve. No Autosport de 04.03.2002 sai o horário do suposto rali e que iria ser disputado nos dias 3 e 4 de Maio.

Lembro-me que na altura o site ralis.online.pt ainda publicou um mapa do rali, mas infelizmente não o guardei. O rali iria ter 14 PECs em dois dias, e que incluía os seguintes troços:

Tavira (21,60 km)
Cachopo (10,00 km)
Alcaria (23,50 km)
Salir (27,10 km)
Alferce (18,20 km)
Ladeira (11,20 km)
Monchique (25,60 km



Todos estes troços se repetiam.

Entretanto por razões politicas (como vem escrito na edição de 19.03.200 do Motor), o ACP deixa cair a primeira etapa da primeira versão Algarvia do Rali de Portugal, passando o mesmo a ser disputado na zona de Monchique utilizando apenas os troços de Alferce, Ladeira e Monchique.

O mini rali de um dia mesmo assim ainda teria vários convidados da FIA (incluindo a presença oficiosa de um observador), da ISC e dos construtores, a quem seria mostrada o rali de dois dias inicialmente previsto, e que seria a base da candidatura do mundial em ano de centenário do ACP.

Poucas semanas antes do inicio do rali dá-se um revés para a organização, a Câmara Municipal de Monchique não autorizava a passagem do rali no seu concelho, aparentemente, e reportando-me apenas ao que vem escrito na imprensa da época, as conversações para a realização do rali seriam entre o ACP e Região de Turismo do Algarve, e esta última tinha ficado de estabelecer os contactos com as câmaras, coisa que não o fez.

Com muita surpresa o presidente da câmara de Monchique soube pela revista do ACP que o rali iria passar “à sua porta”, e como nada sabia decidiu não autorizar a passagem do rali pelo concelho.

Findo o capitulo Algarvio, o ACP ruma a norte e a Trás-os-Montes para montar o seu rali que seria adiado para Junho. Na edição de 30.04.2002 sai no Motor o horário do que seria o Rali de Portugal 2002. O rali era para ser disputado, dias 7 e 8 de Junho maioritariamente no concelho de Macedo de Cavaleiros. Os troços a serem percorridos pelo rali seriam estes:

Corujas (22,50 km)
Cabanas (21,24 km)
Barragem 1 (19,70 km)
Morais (16,80 km)
Malta (23,90 km)

Infelizmente o troço da Barragem do Azibo foi retirado do figurino do rali devido a ser disputado numa zona protegida. O troço era desenhado junto a uma barragem numa versão transmontana do troço da Aguieira.

Por fim, depois de tantas “trocas e baldrocas” o rali finalmente assentou e foi disputado no dias 7 e 8 de Junho com o seguinte horário:

1ª Etapa (07.05.02)

17h48 – PEC 01 – Corujas (17,48 km)
18h23 – PEC 02 – Cabanas (18,23 km)

2ª Etapa (08.05.02)

09h26 – PEC 03 – Morais 1 (20,43 km)
10h04 – PEC 04 – Malta 1 (20,40 km)
10h42 – PEC 05 – Bornes 1 (17,70 km)
13h57 – PEC 06 – Morais 2
14h35 – PEC 07 – Malta 2
15h12 – PEC 08 – Bornes 2

O rali foi ganho pelo Didier Auriol com uma vantagem de 2m34,4s sobre Andrea Aghini."

Pode consultar o artigo original aqui

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