domingo, junho 12

Pelotão do sul dá cartas em Cheganças

A presença de equipas do sul no Rali de Cheganças não foi mero passeio turísitico. Márcio Marreiros esteve em posição de lutar pela vitória, e uma série de condicionantes deixou no segundo posto. Luís Nunes fechou o pódio e Orlando Bule efectuou uma excelente prova e acabou no 4º posto.


CRÓNICA DO RALISONLINE

Num dia verdadeiramente soalheiro, o Rali de Cheganças disputou-se sobe o signo da dureza do troço e das muitas desistências que se verificaram ao longo do rali.

A prova começou com uma super-especial mista (terra / asfalto) que causou dissabores a vários pilotos. José Merceano concluiu a especial, mas desistiu com problemas de transmissão.

O primeiro líder, e grande animador desta prova, foi Márcio Marreiros. O algarvio veio de novo a Cheganças, e foi mesmo o primeiro líder da prova, posição que perdeu logo na 2ª especial para António Nunes.

Nesta luta de Mitsubishi´s Evo VI, também se intrometeu Carlos Valentim no Ford Escort Cosworth, mas na derradeira especial viria a desistir quando o motor do seu carro se calou.

António Nunes rapidamente foi ganhando vantagem na liderança, obtendo uma excelente vitória depois de vencer todos os restantes troços, enquanto Márcio Marreiros ficava sem direcção assistida a meio do rali e perdia algum tempo, para na última especial apanhar novo susto quando o Lancer começou a falhar, mas felizmente para o piloto o segundo lugar estava garantido.

Pelo caminho ficava também Pedro Carmo, com problemas de transmissão no Subaru Impreza, numa altura em que ainda discutia os lugares do pódio.

Decidido a ficar no pódio, Daniel Nunes mais uma vez voou no Citroen Saxo pela especial de Cheganças. Contudo, um furo na 4ª especial, e a perda de 50 segundos, atirou o piloto para o 6ºlugar, sendo de longe o melhor duas rodas motrizes.

Com tantas incidências, e com uma prova em que foi melhorando sempre o seu ritmo, Luís Nunes subiu ao 3º lugar, demonstrando que está mais à vontade ao volante do Mitsubishi.

Orlando Bule mostrou no derradeiro troço, que poderia ter andado mais próximo dos primeiros, mas o piloto de Beja foi melhorando a sua prestação para terminar em 4º ugar.

Sempre muito regular, Américo Maçarico, ainda deu a entender que poderia lutar pelo 4º lugar, mas o melhor que conseguiu foi fechar o lote dos cinco primeiros com o seu Lancer.

Ricardo Pinheiro (motor partido no Celica), Mário Seabra (problemas de travões no novo Lancer que estreava nesta prova), Gil Antunes (problemas de transmissão no Astra derivado de um toque que deu na super-especial), José Paté (problemas de transmissão no BMW) foram alguns dos mais importantes nomes que foram ficando pelo caminho.

LÍDERES DO RALI:
Márcio Marreiros (Pec 1) António Nunes (Pec 2 a 5)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Márcio Marreiros (1); António Nunes (4)

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º António Nunes / Rui marques – Mitsubishi Lancer Evo V 32m30,12s
2º Márcio Marreiros / Rui Serra – Mitsubishi Lancer Evo VI a 26,11s
3º Luís Nunes / Nelson Ramos – Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m33,6s
4º Orlando Bule / Xavier Chaves – Mitsubishi Lancer Evo VII a 1m40,09s
5º Américo Maçarico / Vanessa Maçarico – Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m56,62s
6º Daniel Nunes / Carlos Ramiro – Citroen Saxo a 2m06,56s
7º Daniel Ferreira / Marco Gomes – BMW 325 IX a 2m26,24s
8º Francisco Ferreira / Joaquim Batalha – Ford Escort RS a 3m08,67s

PILOTO DE RALI
António Nunes
MOMENTO DO RALI
Desistência de Carlos Valentim
MENOS DO RALI
Muitos desistentes

1 comentário:

Anónimo disse...

Falam de todos os carros que não acabaram o rali mas não falam do ford sierra.