sábado, julho 28

RVM: Bernardo Sousa abandona após despiste

Foi curta a estreia oficial do Lotus Exige S no Rali Vinho Madeira. Bernardo Sousa não conseguiu evitar um despiste no terceiro troço e, com isso, viu-se forçado a abandonar a competição, devido aos danos no seu carro. Tanto Sousa como o seu navegador, Corrado Mancini, não sofreram problemas físicos. O despiste danificou o chassis do Lotus Exige, que assim não regressará este domingo em Super Rally.

Foi uma estreia mundial aziaga para o Lotus Exige S de ralis, já que Bernardo Sousa deu um toque numa curva à esquerda da 3ª especial, Chão da Lagoa, vindo a abandonar nesta primeira etapa da prova insular. "O carro vinha a apresentar problemas elétricos desde cerca de metade do primeiro troço", revelou o piloto português na assistência. "Isto bloqueava a travagem, que tem um controlo elétrico, e fomos surpreendidos pela anomalia numa esquerda pouco após o início do troço de Chão da Lagoa. Vamos tentar perceber a origem do problema e só depois decidiremos se continuamos amanhã, embora a minha vontade seja a de continuar pois precisamos de quilómetros para desenvolver o carro". Ainda assim, Bernardo Sousa mostrou-se "contente pelos tempos intermédios e pelo potencial demonstrado pelo Lotus. Precisamos é de desenvolvimento e ganhar ritmo com o carro", concluiu. Após ter falhado o shakedown e ter sido 7º na Super Especial de ontem, Sousa e o Lotus fizeram o 10º tempo na segunda especial do rali, Campo de Golfe.
Segundo Pier Liberati, diretor da equipa Lotus, "a telemetria mostrou uma falha no sistema elétrico pouco antes daquela curva à esquerda, o que impossibilitou o Bernardo de travar e virar eficazmente, vindo a embater com a frente direita. Não foi nada de muito violento mas os engenheiros detetaram uma pequena deformação no chassis e assim sendo não podemos regressar. É pena, não só para nós que precisavamos de rodar e desenvolver o Exige, mas também para o público que queria ver o carro e o Bernardo. "

compilado de Autosport

Sem comentários: