quinta-feira, julho 26

RVM2012 - Protagonistas: BERNARDO SOUSA

Depois de esperar (e desesperar), a tão desejada estreia do Lotus irá finalmente ocorrer, pelo Bernardo Sousa e em casa, na ilha da Madeira. Será um facto marcante, pois é o primeiro R-GT na história dos ralis.

A carreira de Bernardo Sousa nos ralis não é muito longa, mas já tem um currículo invejável e muita experiência internacional. Com um percurso iniciado nos kartings, a estreia deu-se no Rally Bingo em 2005, com um Ford Escort MK II dos Clássicos. No entanto, foi em 2006 que foi dado um passo de gigante - participou no campeonato da Madeira com um Peugeot 206 S1600, e no nacional primeiro com Skoda Fabia TDi, e posteriomente com um Mitsubishi de promoção. A rapidez era reconhecida, mas valeu-lhe alguma "lata amassada". Em 2007 continua em ambos os campeonatos (Madeira e CPR), mas utiliza apenas o modelo Mitubishi Lancer EVO IX, ganhando inclusivamente o Rali do Porto Santo, a unica vitória no campeonato madeirense.  No ano seguinte volta a subir de patamar, e disputa o PWRC com a equipa Red Bull. Soma alguns abandonos, e recorre muitas vezes ao superrally, obtendo como melhor resultado um 2º posto na Acrópole. Também participou no campeonato portugês, obtendo um 2º lugar no Rali Torrié.
Continua no mundial de produção em 2009, mas passa para o Fiat Punto Abarth S2000. Num ano para esquecer somou vários abandonos, entre os quais o famoso despiste no shakedown do rali de Portugal.
Felizmente, deu-se o inverso em 2010, com a aposta no Ford Fiesta S2000. No CPR entrou com vitórias no Rali Torrié e Serras de Fafe, e foi o segundo melhor português no Rali de Portugal. As coisas não correram tão bem nos Açores e Madeira, onde foi o protagonista do incêndio no caminho dos Pretos, largamente documentado por imagem e video. Mas o pior ainda estava reservado para o Centro de Portugal, quando um acidente no shakedown o atirou para fora de prova e perigava um título quase certo. Em Mortágua foi segundo classificado e conseguiu carimbar o título de campeão português - o primeiro madeirense a consegui-lo. A vitória no Casinos do Algarve com uma exibição magistral, frente ao rival Miguel Campos (também em Fiesta S2000)  foi a "cereja em cima do bolo".
Em 2011 optou por participar apenas no SWRC. Na sua segunda temporada obteve uma vitória no Rally da Jordânia e um 2º lugar na Acrópole, que foram os pontos altos que culminaram num 4º lugar final com 67 pontos. No final da temporada dá-se a aproximação à United Business, participando em algumas provas com Peugeot 207 S2000.
Este ano, surpreendeu todos com a apresentação do projeto Lotus. O Exige R-GT é o primeiro carro a ser homologado pela FIA nesta categoria (FIA R-GT), depois de cinco meses de intensos testes que culminaram com a recente presença em Ypres, como carro de segurança. A prioridade para o Rali Vinho Madeira é aproveitar (em ambiente de competição) para afinar o carro e tentar evoluir o mesmo ao longo do evento.
O Lotus Exige R-GT utiliza um motor V6 sobrealimentado, com restritor de 34 mm (limitado à potência de 306 cv), utiliza caixa de 6 velocidades e possui tração traseira.

Foto Paulo Brito, testes no Porto Santo, publicada em RalisMadeira.

Sem comentários: