quarta-feira, julho 25

RVM2012 - Protagonistas: RICARDO MOURA

O principal objetivo do piloto açoreano passa por somar pontos para o Campeonato de Portugal de Ralis. No entanto, poderá ser protagonistas de interessantes lutas com o pelotão madeirense.

O actual campeão português de ralis, persegue o bi-campeonato, e nada melhor que amealhar mais pontos na Madeira, uma prova do seu agrado e que conhece bem. Infelizmente o estado moribundo do CPR, faz com que apenas 3 concorrentes marquem presença, e levar o carro até final é garantia de um lugar no pódio. Sabendo das aptidões de Ricardo Moura, não será esse o caso, no entanto é um "handicap" que poderá condicionar a estratégia da equipa. Contará a seu lado António Costa, que também é o actual campeão nacional de navegadores, e o acompanha nas provas "fora dos Açores".

Esta será a oitava presença na prova madeirense. A estreia foi em 2002 num Mitsubishi Carisma EVO V, tendo a seu lado Luis Ramalho. No ano seguinte, levou o Daewoo Lanos até à Madeira (e por lá ficou). Em 2005, 2008 e 2009, contando com diferentes evoluções dos Mitsubishi somou abandonos. Obteve os seus melhores resultados em 2010, ano em que foi o 3º melhor concorrente do campeonato português, e 2º na produção nacional, e em 2011 onde foi o melhor representante do CPR.

Esta temporada começou com o Sata Rally dos Açores, e jogando em casa foi o melhor português, somando um sexto lugar atrás dos S2000 do IRC. Depois foi o Rally de Portugal e Moura voltou a não se dar bem com os ares do sul, contabilizando dois abandonos - na quinta e sexta feira, apesar de ter conseguido somar 10 pontos de bonificação por ser o melhor do CPR no 3º dia. Seguiu-se o Targa Vieira do Minho, onde Ricardo Moura dominou até o Mitsubishi ficar a trabalhar em 3 cilindros, altura em que Pedro Peres se aproximou. Na secção final, o #1 voltou a atacar e nem mesmo uma valente queda de granizo o afastou da vitória. Apesar de não ter participado no Rally Serras de Fafe, lidera o CPR com 60 pontos, mais seis que o segundo classificado, Miguel Barbosa.

Nos Açores, mantém a senda 100% vitoriosa em 2012 - SATA, Sical, Ilha Azul e Vila Franca. Também fez a estreia internacional no Rally das Canárias, prova pontuável para o IRC, mas abandonou na 2ª especial com problemas de turbo.

Foto Jesus Salmones, Rally das Canarias, publicada em EWRC

Sem comentários: