Histórico, Memorável e Brilhante são alguns dos adjectivos que encontro para descrever o feito de conseguir vencer uma especial do campeonato do mundo com uma viatura de Produção.
Armindo Araújo é uma das figuras da prova do Rali do Japão, pois venceu a Super Especial de Obihiro 1 com 1,35 quilómetros, acabando na frente de Dani Sordo, Sebastien Loeb e Mikko Hirvonen. Quando toda a gente pensava tratar-se de algum erro informático, ou equívoco, heis que volta a fazer um quinto à geral, na mesma especial a 1 segundo de Xavi Pons.
Não sendo um facto inédito (pelo menos relembro-me da vitória de Alain Oreille com um Renault 5 GT Turbo Grupo N em 1989 na Costa do Marfim) há muito que um concorrente não o conseguia. Tal feito, deu-lhe direitos de transmissão no resumo oficial do Eurosport.
A seguir à especial, Armindo afirmou que sendo a especial de asfalto, com riscos menos elevados decidiu atacar, e que reconhece que alguns elementos dos WRC's decidem não arriscar neste tipo de troços, no entanto não deixa de ser meritório.
Entretanto e decorrida a primeira etapa do PWRC, Armindo Araújo está na terceira posição, atrás de Fumio Nutahara e Gabriel Pozzo, ambos em Mitsubishi, a pouco mais de 1m 10s.
Tal como na Nova Zelândia, um problema no diferencial traseiro na 4ª especial, fez o piloto perder quase 1 minuto, mas depois de reparado o problema Armindo voltou ao seu ritmo.
Não tendo uma prestação em estrada tão convicente como nas super especiais, Armindo teve a sorte do seu lado e subiu na classificação graças a problemas com Patrik Flodin, Toshi Arai e Juho Hanninen.
A prova continua esta noite (dia 2 no Japão), mas seja qual for o resultado o português já entrou no quadro de honra da prova.
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