A dupla José Merceano / Francisco Pereira em Mitsubishi Lancer EVO IV averbou uma saborosa vitória no Rali de Castro Marim, fechando com chave de ouro a fase de terra do Regional Sul.
Antevia-se uma prova muito disputada, e as expectativas não foram defraudadas. Com um nível cada vez mais competitiva, a primeira especial foi prova disso, com os cinco primeiros classificados separados por 10 segundos de diferença. José Neves e José Jesus entraram ao ataque e assumiram, pela primeira vez esta temporada a liderança de uma prova do regional, mas tinham a armada dos EV IV muito próximos. A segunda especial foi ganha pela equipa Luís Mota / Ricardo Domingos, que se superiorizou a José Merceano por apenas 6 décimas de segundo. A primeira parte da prova estava percorrida, e tinham José Merceano na liderança com Mota a 1,9 segundos.
A segunda secção foi decisiva no resultado final, com José Merceano a retirar 11 segundos à primeira passagem na classificativa de Odeleite (3ª PE), assumindo uma vantagem preciosa à partida para a última especial. Luís Mota, que havia vencido o Rali de Murça na véspera, vendeu cara a sua participação nesta prova. Nos quilómetros finais sofreu um despiste, que deixou a viatura fora de estrada, sem possíbilidades de retomar a prova. Com este desfecho, Luís Mota e Ricardo Domingos ficam arredados da luta pelo título.
A segunda posição ficou na posse de José Neves / José Jesus, que voltam às boas exibições depois de duas provas sem terminar. A equipa do Ford Escort Cosworth entrou com o pé direito na prova, mas perderam muito tempo nas duas passagens pela especial do Azinhal. Beneficiando do abandono de Mota, repetem a classificação de Martinlongo.
A segunda posição ficou na posse de José Neves / José Jesus, que voltam às boas exibições depois de duas provas sem terminar. A equipa do Ford Escort Cosworth entrou com o pé direito na prova, mas perderam muito tempo nas duas passagens pela especial do Azinhal. Beneficiando do abandono de Mota, repetem a classificação de Martinlongo.
A fechar o pódio, Nuno Pinto e João Luz fizeram uma prova em recuperação. Perdendo mais de um minuto com um furo na segunda especial, a dupla do Team Ralis a Sul efectuou um forcing final notável, recuperando desde a nona posição até ao terceiro lugar. Foi uma bela prenda de aniversário para João Luz, que cumpria 37 anos.
Após cinco abandonos consecutivos, Nuno Fontaínhas e Márcio Pereira, em Ford Sierra Cosworth, têm razões para manifestarem satisfação. Mesmo com um furo que os fez perder mais de 50 segundos, a dupla voltou às boas exibições, e conseguiu o seu melhor resultado no regional, o quarto lugar à geral.
Fazendo do seu estandarte a regularidade, António Lampreia e Pedro Macedo em Ford Escort Cosworth tiveram uma prova isenta de erros e ficaram pela quinta posição, somando mais 13 pontos, sendo a única cifra que conhecem esta temporada.
Fazendo do seu estandarte a regularidade, António Lampreia e Pedro Macedo em Ford Escort Cosworth tiveram uma prova isenta de erros e ficaram pela quinta posição, somando mais 13 pontos, sendo a única cifra que conhecem esta temporada.
Na sexta posição Gil Antunes / Rui Alves, em Opel Astra GSi, venceram entre os concorrentes com duas rodas motrizes. A dupla centrista chegou a ocupar o quarto lugar, mas a última especial não correu de feição, e foram ultrapassados por alguns concorrentes em 4x4 . No entanto, tiveram um exibição fulgurante, e mesmo os abandonos dos rivais directos não retiram mérito à sua performance.
A sétima posição ficou entregue a Bruno Andrade / Ricardo Barreto, que cada vez mais rápidos, voltam a contar com a fiabilidade do Subaru para ascender à terceira posição do campeonato. Ainda com hipóteses de lutar pelo título absoluto, esta dupla constituiu a principal surpresa do regional, e seja qual for o resultado final, será uma grande vtória.
A oitava posição ficou entregue à equipa Paulo Nascimento/Osvaldo Maio, que na estreia do novo Ford Escort Cosworth, não teve uma prova fácil, ficando aquém dos seus intentos.
No nono lugar, Vasco Tintim e Pedro Silva, em Peugeot 205 GTi, efectuaram uma prova digna de reisto, vencendo a classe I reservada a viaturas abaixo dos 1.600 cc, acumulando a segunda posição na Divisão I. Seus principais rivais Marco Gonçalves / Pedro Arroja tiveram uma prova complicada, com a sua viatura a exibir problemas com suspensão e transmissão.
A fechar o top ten, os terceiros classificados das duas rodaz motrizes, Viana Martins / Paulo Costa não tiveram um prova fácil, pois alguns problemas com o Opel Kadett impediram-no de obter um resultado melhor.
A equipa Alexandre Ramos/Carlos Ramiro em Citroën AX GTi, venceram a Promoção, levando a melhor sobre Pedro Correia/Vítor Graça em AX Sport, que com a segunda posição voltam a ascender à liderança da Promoção, graças ao maior número de vitórias. Mesmo com alguns problemas eléctricos no Opel Corsa, Filipe Baiona / Pedro Inácio acabaram na terceira posição, somando preciosos pontos que o permitem chegar à última prova em igualdade pontual com o líder.
No final alguns concorrentes apresentaram queixas sobre o limite de tempo dado pelo organização entre especiais. Os vários furos devido piso duro do traçado, fizeram com que algumas equipas tivessem que efectuar ralis, dentro do rali. Os maiores prejudicados com esta situação foram José Correia / Nuno Lorena, em BMW 325 IX, que penalizaram duas vezes no mesmo troço, devido a dois furos.
Logo no início, a prova perdeu alguns dos principais intervinientes, principalmente entre os duas rodas motrizes. Os líderes do campeonato Pedro Duarte / João Bento, em Peugeot 205 GTi, não evitaram uma saída de estrada que promoveu o seu abandono. Os vencedores da época passada, João Monteiro / José Teixeira abandonaram na segunda especial com problemas mecânicos no Seat Ibiza. Em maré de azar continuam Rui Coimbra / José Dieguez, que desta feita viram uma roda do VW Golf saltar na primeira especial.
Presença habitual no Rali de Castro Marim, Vítor Santos, acompanhado por Filipe Carvalho, abandondou com o turbo do Ford Sierra Cosworth partido. O piloto que, no dia anterior, havia participado no Rali de Murça, não conseguiu repetir o resultado da temporada passada.
Os maiores azarados do Rali foram Rui Claudino e Vítor Cabrita, que no regresso ao regional, após um quilometro de prova capotaram com o Opel Kadett GSi, levando a que a prova fosse momentaneamente interrompida.
Uma referência para a cerimónia da entrega de prémios, cujos presentes foram, literalmente, vítimas de um ataque de mosquitos. Os pequenos insectos decidiram deixar a sua marca nos concorrentes, numa versão insectívora do filme “Os pássaros” de Hitchcock.
O campeonato decide-se no Rali Casinos do Algarve, com vantagem clara para José Merceano, que leva 14 pontos de vantagem sobre Pedro Duarte e 15 sobre Bruno Andrade, bastando um 12ºlugar para revalidar o título alcançado em 2005. No entanto, a última prova do regional apresenta muitas variáveis que beneficiam Pedro Duarte, prejudicam José Merceano e, Bruno Andrade ainda terá uma palavra. A disputa durará até final.
Foto cedida por José Charata
Sem comentários:
Enviar um comentário