No que ao Mundial de Ralis diz respeito, o Conselho Mundial da FIA de hoje produziu um conjunto de decisões relativas a 2008 e 2009, a mais significativa das quais, embora já fosse esperado, a ausência do Rali de Portugal do calendário do Mundial de Ralis em 2008.
O campeonato terá 15 provas, e contempla a entrada dos ralis da Jordânia e o regresso da Turquia, com a saída do Rali de Portugal, Noruega e Irlanda, provas que entraram ou regressaram em 2007.
Para além disso, o Conselho Mundial decidiu que as Etapas passarão a ser conhecidas como Dias, pelo que o que era designado por Etapa 1, agora passa a ser Dia 1. De forma a que exista mais equidade na competição, a ordem de passagem na estrada passa a ser ordenada de acordo com a classificação do rali, ao contrário do que sucedia até aqui, que era com a ordem de classificação no Mundial. Para além disso, no final do derradeiro dia de prova, e antes do pódio final, existirá um parque de assistência de 10 minutos, como “atracção”.
Para 2009 estão previstas mais duas alterações. A exemplo do que sucedeu no Rali de Portugal até 1994, as provas poderão passar a ser mistas, com a obrigação do mesmo tipo de piso ser utilizado em dois dias consecutivos. Para maior flexibilidade, a quilometragem máxima das especiais será alargada de 360 para 400 quilómetros.
Uma nota informativa, consiste na presença no calendário do PWRC a 19 a 21 de Setembro do Rali da Austrália, prova que não se insere no WRC. Curiosamente, estava previsto o regresso da prova australiana esta temporada, no entanto, o grupo I-METT responsável pela oganização da prova anunciou que atrasos imprevistos impedem a sua realização.
Infelizmente, e à semelhança de anos anteriores a passagem da prova para o sul do país, encheu de regozijo os seus críticos, que já vieram demonstrar a sua satisfação pela saída da prova do mundial de ralis.
Alterado de AutoSport
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