As notícias que dão como certa a entrada de Portugal no IRC multiplicam-se, e aos poucos vão aparecendo informações sobre possíveis cenários para as próximas temporadas.
No semanário Motor, é publicado um artido referindo que o contrato entre a SWR Events e o Automóvel Clube de Portugal para a realização do Rali de Portugal pontuável para o IRC são de três anos, segundo Carlos Barbosa, presidente do ACP. Como ainda não existe confirmação da saída de Portugal do Mundial para 2008, ou a sua presença em 2009, o mesmo referiu que existe a possibilidade de se realizarem as duas provas no mesmo ano, em território continental.
Sendo claro que o local prioritário para a realização da prova é no Algarve, caso haja WRC nestes anos, a prova do IRC poderá se realizar no Norte ou Centro do país.
Estes novos desenvolvimentos colocam algumas dúvidas quanto ao ralis nacionais, e a sua exposição internacionalmente. Em primeiro tendo quatro provas do nacional de ralis com elementos externos – refiro-me a Madeira, Açores, Portugal IRC e Portugal WRC, o orçamento dos concorrentes será claramente superior, o que levará a que muitos concorrentes optem por diferentes soluções (por exemplo participar no Open). Depois, já existe a incongruência, que já está colocada por outras organizações, da realização de duas provas no mesmo país. Um site espanhol já avançou mesmo com a notícia que a prova insular se realizará com bandeira madeirense, com o intuito de diferenciar nacionalidades. No campo das hipóteses, ainda há a possibilidade de Portugal não voltar ao calendário do WRC nos próximos anos e, esta será uma forma de prevenir a saída do cenário internacional.
Pela positiva, é bom verificar que temos competição e interesse ao mais alto nível. Efectivamente em poucos anos, reconquistamos lugar nos mais apetecíveis do mundo – Dakar, WRC, IRC, WTCC, Moto GP falhando apenas a Fórmula 1.
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