quinta-feira, outubro 11

Regional Sul na hora das decisões

Realiza-se no próximo fim-de-semana o Rali de Castro Marim, quarta prova do Campeonato Regional do Sul, última na fase de terra, que se pode revelar decisiva na aferição do próximo campeão.
Utilizando a estrutura típica de uma prova do regional, terá o seu desenrolar na integra no Domingo, 14 de Outubro, com reconhecimentos da parte da manhã e disputa das especiais na parte da tarde. As especiais de Odeleite e Azinhal já foram usadas em edições anteriores da prova, no entanto são percorridas em sentido inverso, totalizando 34,76 quilometros cronometrados.
Estão 31 concorrentes inscritos, e motivos de interesse não faltam para acomapnhar esta prova. A começar pela disputa do campeonato, que surpreendentemente tem na sua liderança Pedro Duarte, que com o Peugeot 205 GTi faz da rapidez e regularidade "machados de guerra". Os principais rivais Luís Mota e José Merceano têm outros argumentos, nomeadamente a nível de viatura, ambos em Mitsubishi Lancer EVO IV, mas abandonos em provas anteriores os fizeram atrasar na contenda. Tendo em conta que a última prova disputa-se no asfalto de Monchique, terreno manifestamente favorável a Pedro Duarte, necessitam de um bom resultado para acalentar aspirações ao título.
Numa prova, com variações abruptas de topologia, ora favorável aos tracção total, ora favorável aos duas rodas motrizes, não será de estranhar a presença de outsiders na contenda dos lugares cimeiros, como José Neves, Nuno Pinto ou Nuno Fontaínhas entre os 4x4, ou mesmo João Monteiro, Rui Coimbra e Gil Antunes com viaturas de tracção dianteira, estes últimos que tem efectuado exibições dignas de registo na disputa da Divisão I.
Também ao rubro está a Promoção que, com o abandono de Pedro Correia no Rali de Loulé, permitiu que Filipe Baiona em Opel Corsa ascendesse ao topo. O vencedor da última prova da categoria, Alexandre Ramos num Citroën AX GTi, também estará presente em Castro Marim.
Destaque para a estreia da dupla Paulo Nascimento / Osvaldo Maio no recém-adquirido Ford Escort Cosworth, que promete ser mais competitivo que o anterior. De regresso ao sul, e a Castro Marim, está Vítor Santos, com o mítico Ford Sierra Cosworth, que deu muitas alegrias ao ex-campeão regional João Fontaínhas. Depois das ausência em Loulé, a simpática equipa Paulo Jesus / Licínio Santos regressa com o Sierra Cosworth, assim como os pilotos da AP Racing, Augusto Páscoa e João Martins com o Renault 5 GT Turbo e Opel Ascona, respectivamente. Rui Claudino volta a ingressar com o Opel Kadett no regional, tendo a seu lado Vítor Cabrita, que navegou Paulo Nascimento nas primeiras provas do ano.
Pela negativa, há a registar as ausências de Pedro Charneca, Jorge Baptista e João Palma, habituais participantes do campeonato regional sul.
A primeira especial da prova, Odeleite, está prevista para às 14:45, e o término às 17:18, com centro nevrálgico próximo do Parque de Feiras de Castro Marim.

Sem comentários: