O Rali Serra do Caldeirão, segunda prova do Challenge VSH Sul, teve um desfecho inesperado com um vencedor surpresa, num pódio totalmente constituído por viaturas de tracção dianteira.
A dupla Ricardo Teodósio / Pedro Conde em Ford Escort Cosworth dominaram as três primeiras especiais, superiorizando-se claramente aos restantes adversários, entrando para o último troço com 50 segundos de vantagem sob o segundo classificado. A quarta especial foi fatal para esta equipa e elementar para o desfecho da prova. Numa zona muito rápida, o piloto da Guia, perdeu o controlo da viatura, embatendo com alguma violência num morro, provocando um princípio de incêndio e deixando o Escort em muito mau estado. O impacto provocou danos físicos nos elementos da equipa, que foram posteriomente evacuados para o Hospital Distrital de Faro, onde lhes foi diagnosticado lesões nos membros inferiores. A participação de Ricardo Teodósio no Rali Casinos do Algarve será de todo improvável.
Com a neutralização da última especial, a soma de tempos dos três primeiros troços deu a vitória a Luís Nascimento / Carlos Caliço. A equipa do Opel Corsa 2.0, superiorizou-se à demais concorrência, imprimindo um ritmo forte, ficando logo atrás de Teodósio nas especiais e somando importante vitória entre os competitivos duas rodas motrizes.
Muito interessante de seguir foi a luta entre Rui Coimbra e Eduardo Valente. Estes dois “vizinhos” lutaram em contra-relógio nos troços, com a vantagem a pender para o piloto do VW Golf, que acompanhado por José Dieguez, finalmente finaliza uma prova sem problemas. Eduardo Valente e João Lelo com o Clio Williams não conseguiram melhor que a terceira posição, mas apesar da paragem de quase um ano, demonstraram um ritmo competitivo elevado, neste tipo de piso, e ademonstrá-lo estão os escassos 3,9 segundos a sepára-lo da seungda posição.
Luís Mota, que foi acompanhado pelo seu filho André Mota, acabou na quarta posição, vencendo entre os concorrentes com tracção total. O piloto do Mitsubishi Lancer IV atacou na primeira ronda acumulando tempo significativo para manter a posição até final. Pelo contrário, a equipa Nuno Pinto / João Luz em Mitsubishi Lancer EVO III, fez uma prova em aprendizagem. Com uma primeira passagem mais cautelosa, atacou forte na terceira especial, resultado que o permitiu subir alguns lugares quedando no quinto lugar final.
Ostentando nova decoração no Ford Sierra Cosworth, Paulo Jesus e Lícinio Santos, voltaram às boas exibições e resultados. A equipa de Portimão ficou na sexta posição, na frente de Pedro Charneca e Luis Assunção em viatura idêntica. A dupla Bruno Andrade e Ricardo Barreto em Subaru Legacy acabaram em oitavo, levando a melhor sobre a dupla Gil Antunes / Rui Alves, em Opel Astra GSi, com a diferença final cinfrando-se num segundo. O nono lugar desta equipa é meritório, uma vez que se tratava da primeira experiência em asfalto. A fechar o top ten António Lampreia e Pedro Macedo com o Ford Escort Cosworth ficaram muito próximos do demais. Aliás, a diferença entre o sexto e o décimo classificados foi inferior a trinta segundos, espelhando a grande competitividade na prova.
Na luta de classes, Carlos Marreiros/Márcio Marreiros venceram a classe I, aproveitando os abandonos do principais rivais acabaram na 12ª posição. Autores de prova solitária, Luís Reis e Miguel Jorge com Renault 11 Turbo levaram a taça da classe III.
Dos 21 concorrentes à partida chegaram 16 ao final, numa melhoria significativa do rácio de abandonos em provas de VSH. Entre os desistentes, para além de Ricardo Teodósio, também figuram na lista Viana Martins/Paulo que ficaram no ínicio da 1ª especial. José Carlos Paté e José Gago foram vítimas de avaria no BMW 325IX, enquato os restantes elementos da classe I Marco Gonçalves/Pedro Arroja e Pedro Correia/Vítor Graça também abandonaram com problemas mecânicos.
Com estes resultados, Luís Mota mantém a liderança do Challenge com 34 pontos, mas vê Luís Nascimento ficar a apenas um ponto, faltando uma prova, novamente em asfalto. Na terceira posição surge Pedro Charneca com 28 pontos, seguido de Nuno Pinto com 24 e António Lampreia com 23 pontos. O Clube Automóvel de Portimão, organizará a última prova do Challenge agendada para 9 de Dezembro.
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