Mais um Rali do Mundial de asfalto e mais uma vitória de Loeb. Sem apelo nem agravo o francês está cumprindo o prometido, atacar o máximo possível e assimilando pontos que possibilitem anular a desvantagem para a liderança do mundial.
Na Córsega, apenas há a registar a liderança de Gronholm nas 4 primeiras especiais (que na prática são três pois a primeira foi anulada), até que Loeb acordou... assumiu a primeira posição, e mais não fez que acumular tempos, vitórias em especiais e controlar os tempos intermédios.
Marcus Gronholm fez o que pode. Andou o máximo na frente, e pela positiva conseguiu a segunda posição, minimizando os dandos. Nunca o piloto finlandês andou tão rapidamente em asfalto.
Dani Sordo não conseguiu repetir o resultado da Catalunha. Perdeu muito tempo para os dois primeiros, fruto de uma escolha menos acertada de pneumáticos, e na última etapa quando decidiu atacar a segunda posição, fez um pião que lhe custou um "punhado" de segundos e inviabilizou o seu ataque.
Preparadíssimo para a próxima temporada está Jari-Matti Latvala. O finlandês que já mostrou atributos nas provas de terra, agora também decidiu puxar dos galardões e fazer uma exibição de registo no asfalto, batendo claramente Petter Solberg e mostrando aos "homens fortes da Ford" que está à altura do serviço (principalmente agora que se falava de Duval para piloto de asfalto da Ford em 2008).
Petter Solberg acabou na quinta posição, mostrando um pouco mais do que nas jornadas anteriores. Protagonizou uma animada luta com Latvala, mas faltou uma última especial de ataque para superiorizar-se. Logo atrás aparece Chris Atkinson, mas a mais de um minuto de diferença.
O checo Jan Kopecky volta aos lugares pontuáveis, ao levar o Skoda Fabia WRC à sétima posição. Depois do despiste aparatoso na Catalunha, a córsega serviu de tâlisma para o checo que "espreme" ao máximo o Skoda para obter resultados.
Xavi Pons fecha o lote de pilotos com lugares pontuáveis com o Subaru Impreza WRC. O espanhol teve o sétimo lugar na mão, mas um furo na segunda etapa o obrigou a mudar o pneu dentro de classificativa perdendo muito tempo.
Destaque para o abandono de François Duval no final da segunda etapa, com problemas mecânicos no Citroën Xsara WRC, quando ocupava a quarta posição. O piloto não consegue repetir a exibição da Alemanha, e apesar de apareceram já alguns sentimentos de desilusão já conseguiu lugar para o Rali da Irlanda.
Nota final para a aparição de algumas viaturas S2000, com destaque natural para o espahol Dani Solá, que levou um Peugeot 207 S2000 à décima posição final.
A três provas do final, quatro pontos separam Loeb e Gronholm. Com três provas pelo meio - duas de terra e uma de asfalto, é no Japão que se joga a próxima cartada.
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