terça-feira, março 27

Rally de Portugal - Ford WRT

Fique a par de alguns dados estatísticos e curiosidades sobre os pilotos oficiais da Ford, e respetivas viaturas, que irão disputar o Rally de Portugal.

JARI-MATTI LATVALA
Jari-Matti Latvala é conhecido pela sua rapidez, e principalmente pela sua impetuosidade, que já lhe valeu muitos despistes. É visto com frequência na liderança, mas raramente acaba no 1º lugar... quando acaba. Como tal, apenas tem seis vitórias no WRC - com uma média de uma por ano (só em 2010 é que venceu por duas vezes - ano quem se sagrou vice-campeão mundial). Teve uma boa fase final de 2011, muito rápido e regular, e foi compensado com a ascensão a número 1 da Ford para 2012.
Já participou por 4 vezes no Rally de Portugal, sendo o melhor registo o 3º lugar do ano passado. Em 2009 e 2010, protagonizou dois violentos despistes, o primeiro dos quais correu o mundo e valeu abertura de jornais, tal o impacto visual (felizmente sem consequências de maior).
Este ano já tem dois abandonos (Monte Carlo e México) e uma vitória na Suécia.
Irá utilizar em Portugal o chassis 28 do Fiesta WRC, com que participou nas provas europeias do WRC.

PETTER SOLBERG
O último campeão da era pós-Loeb, volta a Portugal novamente como piloto oficial, desta vez com a Ford. Curiosamente, a sua primeira presença em Portugal, em 1999 foi com um Ford - o Focus WRC. Já soma sete participações no Rally de Portugal, e o seu melhor resultado foi em 2007 quando acabou no segundo posto com o Subaru Impreza WRC. Entre 99 e 2010, foi acompanhado pelo Phil Mills, aliás a última prova deste navegador foi o Rali de Portugal desse ano. Daí para cá, é Chris Patterson o "boneco cantador".
Quanto ao palmarés - tem 13 vitórias no WRC (4 das quais no Rally GB), mas desde o final de 2005 que não saboreia o champanhe do primeiro posto. (a título de curiosidade, e apesar de muitos pensarem que Petter Solberg venceu primeiro no mundial, até aqui Sebastien Loeb o superou, pois venceu o Rali da Alemanha 2002, a 25 de Agosto, enquanto que o 1º triunfo de Solberg foi também em 2002, em Gales, mas a 17 de Novembro). Na história recente, alcançou alguns pódios importantes, como o 3º lugar na Sardenha e Austrália em 2011, e este ano também registou igual marca no Monte Carlo e México.
Irá utilizar o chassis 29 no Rally de Portugal, que já foi usado este ano pelo norueguês nas provas europeias do WRC.

Sem comentários: